Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSana, Abel-
dc.date.accessioned2024-02-22T16:54:58Z-
dc.date.available2024-02-22T16:54:58Z-
dc.date.issued2022-01-14-
dc.identifier.citationSANA, A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4289-
dc.descriptionSANA, Abel. Neurociências Aplicadas à Educação: Um Saber Necessário na Formação dos Professores. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAcredita-se que a compreensão do funcionamento do cérebro humano, principalmente no que refere à aprendizagem, esteja entre os conhecimentos necessários para que um professor conduza bem a sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, as Neurociências vêm se destacando pela parceria que podem estabelecer com a educação por meio dos conhecimentos sobre o Sistema Nervoso Central. O objetivo deste trabalho foi construir e aplicar um curso introdutório de Neuroeducação para profissionais da educação, visando expor a aplicação dos conhecimentos sobre Neurociências no contexto escolar, bem como divulgar a importância das Neurociências na formação de professores. Para isso, a Liga de Neurociências da UNILAB aplicou um curso introdutório de Neuroeducação, no qual foram abordados assuntos da Neurociência com extrema relevância para a educação. O curso realizado no formato on-line via plataforma Google Meet. No final do curso foi aplicado um questionário respondido por 23 dos 32 participantes no último dia. Dos 23 participantes, 11 (48%) nunca tiveram contato com a Neuroeducação antes do curso. Todos os participantes (100%) afirmaram que conhecimento de Neurociências poderia contribuir para a formação e um melhor desempenho do professor. Somando-se a esses resultados, também foi manifestado por todo o público o interesse em saber mais sobre como o cérebro se relaciona com questões educacionais, bem como o interesse pela disciplina de Neuroeducação. A contribuição de conhecimento de Neurociências na formação de professores é fortemente defendida na literatura e os resultados do presente estudo reforçam essa colaboração, realçando a necessidade de proporcionar aos professores contato com os conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação para uma boa prática pedagógica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleNeurociências Aplicadas à Educação: Um Saber Necessário na Formação dos Professorespt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABEL SANA Mono.pdf2022_mono_asana.pdf512,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.