Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sana, Abel | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-22T16:54:58Z | - |
dc.date.available | 2024-02-22T16:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-14 | - |
dc.identifier.citation | SANA, A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4289 | - |
dc.description | SANA, Abel. Neurociências Aplicadas à Educação: Um Saber Necessário na Formação dos Professores. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Acredita-se que a compreensão do funcionamento do cérebro humano, principalmente no que refere à aprendizagem, esteja entre os conhecimentos necessários para que um professor conduza bem a sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, as Neurociências vêm se destacando pela parceria que podem estabelecer com a educação por meio dos conhecimentos sobre o Sistema Nervoso Central. O objetivo deste trabalho foi construir e aplicar um curso introdutório de Neuroeducação para profissionais da educação, visando expor a aplicação dos conhecimentos sobre Neurociências no contexto escolar, bem como divulgar a importância das Neurociências na formação de professores. Para isso, a Liga de Neurociências da UNILAB aplicou um curso introdutório de Neuroeducação, no qual foram abordados assuntos da Neurociência com extrema relevância para a educação. O curso realizado no formato on-line via plataforma Google Meet. No final do curso foi aplicado um questionário respondido por 23 dos 32 participantes no último dia. Dos 23 participantes, 11 (48%) nunca tiveram contato com a Neuroeducação antes do curso. Todos os participantes (100%) afirmaram que conhecimento de Neurociências poderia contribuir para a formação e um melhor desempenho do professor. Somando-se a esses resultados, também foi manifestado por todo o público o interesse em saber mais sobre como o cérebro se relaciona com questões educacionais, bem como o interesse pela disciplina de Neuroeducação. A contribuição de conhecimento de Neurociências na formação de professores é fortemente defendida na literatura e os resultados do presente estudo reforçam essa colaboração, realçando a necessidade de proporcionar aos professores contato com os conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação para uma boa prática pedagógica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Neuroeducação | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Neurociências | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Neurociências Aplicadas à Educação: Um Saber Necessário na Formação dos Professores | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABEL SANA Mono.pdf | 2022_mono_asana.pdf | 512,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.