Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4308
Título: Análise das dificuldades no aprendizado em Bioquímica dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Autor(es): Caetano, Ivanize Daniella Elvira
Palavras-chave: Bioquímica
Ensino e Aprendizagem
Ensino Superior
Material Didático
Objetos de Aprendizagem
Data do documento: 3-Fev-2022
Citação: CAETANO, I. D. E. (2022)
Resumo: A Bioquímica é uma ciência que explica como fenômenos químicos e biológicos ocorrem a nível molecular, estando assim presente em nosso cotidiano. Além disso, ela faz parte da grade curricular de vários cursos do Ensino Superior, apresentando um conteúdo que serve de base para muitas disciplinas. Nota-se, no entanto, que esta disciplina ainda é vista como sendo difícil e desafiadora, não só para os estudantes, mas também para os professores, pela quantidade e complexidade dos conteúdos, terminologias e conceitos específicos. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo geral fazer um diagnóstico das dificuldades no aprendizado em Bioquímica dos discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Utilizando uma metodologia de natureza básica, a pesquisa foi organizada em duas etapas, primeiramente foi aplicado um questionário investigativo com a finalidade de se fazer um levantamento das principais dificuldades que os estudantes encontram no aprendizado de Bioquímica. Nesta pesquisa foi possível observar que a maior dificuldade dos estudantes esteve relacionada ao pouco tempo que a disciplina é ministrada, dada a complexidade de conteúdos que fazem parte da sua ementa, e como conteúdos mais complexos foram citados os conteúdos de respiração celular, fotossíntese e mecanismos do DNA. Como forma de minimizar as dificuldades no aprendizado da disciplina alguns estudantes fazem o uso de sites interativos, trazendo a assim a importância do uso de materiais de apoio. A partir da análise do questionário investigativo, foi elaborado um manual didático em forma de e-book digital contendo experimentos práticos de Bioquímica. Os critérios para elaboração do manual foram a utilização de materiais de baixo custo e fácil acesso, e a praticidade dos experimentos poderem ser feitos sem a necessidade de se ter um laboratório. O e-book produzido tem o intuito de contribuir na minimização das dificuldades encontradas no aprendizado da disciplina, facilitar e estimular a inserção de experimentos práticos de Bioquímica na prática pedagógica, podendo colaborar com a formação de professores, tanto a inicial como a continuada.
Descrição: CAETANO, Ivanize Daniella Elvira. Análise das dificuldades no aprendizado em Bioquímica dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4308
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANIZE DANIELLA ELVIRA CAETANO Mono.pdf2022_mono_ivcaetano.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.