Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4317
Título: Formação de professores: relato de experiência em experimentação no ensino de botânica em um curso do projeto de extensão FORBIO, UNILAB.
Autor(es): Silva, Matheus Bessa da
Palavras-chave: EaD
Formação de Professores
FORBIO
Tutoria
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: SILVA, M. B. (2022)
Resumo: O presente estudo buscou relatar as vivências na atuação como Tutor em um curso de formação continuada para professores da área de Ciências da Natureza. A Formação de Professores apresentou ao longo da história variadas formas de estabelecimento. A partir do entendimento da ação docente como profissão, carregada de saberes próprios exigidos e elaborados para e na atuação, tem-se as duas vertentes para o estabelecimento docente: Formação Inicial e Formação Continuada. Ainda que distintas, os processos se interrelacionam na busca do desenvolvimento profissional do agente da docência, o professor. O Projeto FORBIO/UNILAB é uma iniciativa que se estabelece sobre o pilar universitário da extensão, que busca contribuir com a Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências e Biologia e assim somar esforços na busca de uma educação de qualidade. Devido à crise sanitária mundial que se manifestou no ano de 2020, o projeto, após reestruturações, passou a se desenvolver 100% on-line com atividades formativas gratuitas de curta duração, lives e aulas públicas como momentos pontuais de formação, além de participação ativa nas redes sociais (Instagram). O estudo de natureza qualitativa caracteriza-se com um Relato de Experiência, possibilitado pela vivência da tutoria no Curso TEC I, oferecido pelo Projeto FORBIO/UNILAB no formato EaD na plataforma AVA/MOODLE/UNILAB no ano de 2021, e pela produção de Material Didático Digital no formato audiovisual, trabalhado em um tópico de experimentação no desenvolvimento de uma Oficina para o Ensino de Botânica no referido curso. Pelo trabalho então foi possível registrar as experiências vividas no curso e perceber que o Curso TEC I mostrou-se eficaz não apenas para a formação continuada dos professores, como alcançando e contribuindo com a formação inicial de discentes de cursos de licenciatura na área das Ciências da Natureza. Os materiais produzidos mostram-se estimulantes aos cursistas que demonstraram interesse em incorporá-los em sua prática docente como ferramenta didática para o Ensino de Botânica, sendo sua reprodução possível tanto na EaD como no ensino presencial. O Curso TEC I do Projeto FORBIO mostrou desempenhar um papel importante possibilitando uma rede de saberes e experiências através da interação compartilhada entre os cursistas, além do incremento e ampliação dos horizontes da prática didática com o uso da experimentação como recurso didático através dos materiais trabalhados no tópico de experimentação. Por conclusão, o relato reforça a importância de ações que visam fortalecer a atuação docente por meio de cursos de formação continuada, como também, a importância de trabalhar com a temática de experimentação subsidiando formação e estratégias didáticas aos docentes.
Descrição: SILVA, Matheus Bessa da. Formação de professores: relato de experiência em experimentação no ensino de botânica em um curso do projeto de extensão FORBIO, UNILAB. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4317
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS BESSA DA SILVA Mono.pdf2022_mono_masilva.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.