Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4318
Título: Armadilhas de oviposição (ovitrampas) como ferramentas para o monitoramento populacional de Aedes aegypti e Aedes albopictus no Campus dos Palmares-Unilab
Autor(es): Oliveira, Keydson Brenno da Silva
Palavras-chave: Aedes aegypti
Aedes albopictus
Mosquitos-controle
Data do documento: 17-Jan-2021
Citação: OLIVEIRA, K. B. S. (2021)
Resumo: Os mosquitos são os vetores mais importantes na transmissão de doenças às populações humanas, carregando um vasto número de patógenos a mais de 700.000.000 pessoas a cada ano. São considerados os seres vivos mais numerosos do planeta, existindo pouco mais de 3000 espécies descritas, sendo grande parte delas de interesse econômico e outras de importância médica e sanitária. Dentre as espécies de mosquitos descritas, as do gênero Aedes são capazes de transmitir vários tipos de doenças. O presente estudo teve como objetivo monitorar a ocorrência desses culicídeos nas áreas do Campus dos Palmares - UNILAB, assim como verificar a produtividade das armadilhas e identificar condicionantes ambientais e climáticas que favoreçam a sua ocorrência e reprodução. Foram instaladas, durante o período de agosto de 2018 a julho de 2019, 14 ovitrampas posicionadas entre 1,2m e 1,9m de altura em relação ao solo. Decorridos sete dias da instalação, as ovitrampas foram coletadas e encaminhadas para análise das palhetas quanto à presença de ovos. Os ovos coletados foram colocados em água para induzir sua eclosão, facilitando as identificações das espécies com base em características morfológicas das formas adultas. Ao todo foram realizadas 25 coletas, obtendo-se um total de 5.464 ovos. Do total de ovos coletados, 3.231 eram pertencentes à espécie Ae. aegypti, e 1.623 à espécie Ae. albopictus. Com base nas alturas em que foram instaladas as armadilhas, foi obtido um maior quantitativo de ovos entre alturas de 1,20m e 1,39m, equivalente a 3.112 posturas. A pluviosidade se mostrou como um fator influenciador na densidade populacional de ambas as espécies, com o aumento da precipitação pluviométrica simultânea às ascensões térmicas que predominam com a chegada do verão e que se mantém durante esta estação, os criadouros são reabastecidos de água, desencadeando o processo de eclosão dos ovos desses vetores depositados meses antes. As armadilhas de oviposição se mostraram uma ferramenta produtiva quanto à coleta de ovos de ambas as espécies, sendo a pesquisa de extrema importância para a saúde pública, permitindo tirar de circulação mais de 5 mil ovos.
Descrição: OLIVEIRA, Brenno da Silva. Armadilhas de oviposição (ovitrampas) como ferramentas para o monitoramento populacional de Aedes aegypti e Aedes albopictus no Campus dos Palmares-Unilab. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4318
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEYDSON BRENNO DA SILVA OLIVEIRA Mono.pdf2021_mono_keoliveira.pdf702,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.