Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4321
Título: | Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: uma compreensão dos docentes e discentes do curso de licenciatura em ciências biológica, unilab |
Autor(es): | Daniel, Besna Armando |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Ensino Tradicional Metodologias Avaliativas Formação dos Professores |
Data do documento: | 7-Jul-2023 |
Citação: | DANIEL, B. A. (2023) |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é um ponto essencial no processo de ensino, a forma como é entendida e praticada até hoje, infelizmente, é um retrato de um ensino ainda muito retrógrado que predominou na era do ensino tradicional, onde o professor era visto como detentor do saber e o aluno como uma simples folha vazia a ser preenchida, talvez tudo isso se deve a falta de debates em torno do assunto, de pesquisas e divulgações sobre novas formas de avaliação da aprendizagem e consequentemente a falta de formação de professores. Este estudo tem como objetivo investigar a forma de avaliação, sendo uma ferramenta importante do processo de ensino e aprendizagem tem sido entendida e percebida por professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas da UNILAB. Escolheu-se trabalhar com uma abordagem qualitativa e quantitativa de natureza básica tendo o estudo de caso como procedimento metodológico. Foi aplicado um questionário semiestruturado para os autores sociais da pesquisa, elaborado no Google Forms. Por meio de E-mail e WhatsApp o questionário foi aplicado, os resultados foram tabulados, analisados por meio de gráficos no Excel. A análise de conteúdo utilizada foi a de Bardin. Os docentes mostram que a falta de espaços para um aprofundamento sobre a avaliação da aprendizagem repercutiu na forma como eles vivenciam essa prática dentro da sala de aula. A grande maioria dos estudantes entendem a avaliação de aprendizagem como forma de testar o que o aluno entendeu durante um período sobre uma dada matéria, ou seja, a avaliação para eles é um fim em si que serve como instrumento exclusivo de testar os alunos. O presente trabalho contribui para suscitar reflexão sobre o papel da avaliação de aprendizagem e serve ainda de ponte para incentivar outros trabalhos sobre o assunto. |
Descrição: | DANIEL, Besna Armando. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: uma compreensão dos docentes e discentes do curso de licenciatura em ciências biológica, unilab. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4321 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BESNA ARMANDO DANIEL.pdf | 2023_mono_bedaniel.pdf | 877,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.