Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4322
Título: Biotecnologia: uma análise de livros didáticos do novo ensino médio e elaboração de um guia paradidático
Autor(es): Silva, Dayane Moraes da
Palavras-chave: Ciências
Ensino
Tecnologia
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: SILVA, D. M. (2023)
Resumo: A Biotecnologia é uma extensa área de conhecimento e, é muito importante para a civilização moderna, pois é onde a ciência e tecnologia se unem para inovar. A mídia mostra, atualmente, inúmeros resultados referentes à biotecnologia, desde vacinas até os famosos alimentos transgênicos, assim como as identificações forenses e teste de paternidade. Uma das maneiras de saber se/e como determinado assunto é explanado em salas de aulas é por meio da análise dos Livros Didáticos utilizados pelos professores. A apropriação dos conceitos de biotecnologia pelo estudante se faz importante, assim como também promove a capacidade de compreensão a respeito de avanços tecnológicos em diversos enquadramentos sociais. Visto a importância da biotecnologia na sociedade moderna objetivou-se neste trabalho contribuir para o ensino de Biotecnologia para a educação básica das escolas públicas do Maciço de Baturité, em especial para estudantes do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, definiu-se os seguintes pontos: analisar os Livros Didáticos de Biologia de escolas de Ensino Médio do Maciço de Baturité-Ceará, quanto à presença ou não da Biotecnologia e construir um guia didático para o ensino de Biotecnologia. Este trabalho adotou uma metodologia de natureza básica, exploratória e qualitativa, e foi organizado nas seguintes etapas: Análise dos Livros Didáticos e Elaboração de um Guia de Práticas de Biotecnologia. O guia intitulado como: “Práticas de Biotecnologia” foi pensado e construído para a divulgação da biotecnologia, aproximando o tema do cotidiano do aluno e do professor. Diante da busca de assuntos relacionados com a biotecnologia, dois dos três livros analisados apresentaram temáticas relacionadas à biotecnologia, mas de forma modesta. Os dois livros que continham conteúdos sobre Biotecnologia, em geral, trabalham assuntos relevantes para o cotidiano, mas que poderiam ser mais trabalhados no decorrer do livro. A análise dos Livros Didáticos sugere uma forte necessidade de promoção da Biotecnologia na sala de aula e complementações do Livro didático. O guia foi elaborado na intenção de gerar um material complementar ao livro didático, a partir da escassez de conteúdos relacionados à Biotecnologia, encontrada na análise anterior. O guia foi composto por sugestões de práticas simples e totalmente capazes de serem realizadas sem necessidades de equipamentos sofisticados. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias que facilitem o ensino de Biotecnologia; contribua com as atividades e projetos desenvolvidos pelos docentes em conjunto com os estudantes e que possibilite também novos estudos sobre o ensino e a promoção da biotecnologia.
Descrição: SILVA, Dayane Moraes da. Biotecnologia: uma análise de livros didáticos do novo ensino médio e elaboração de um guia paradidático. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4322
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANE MORAES DA SILVA.pdf2023_mono_dasilva.pdf5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.