Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Elioana Lourrany Almeida de-
dc.date.accessioned2024-02-23T13:46:24Z-
dc.date.available2024-02-23T13:46:24Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, E. L. A. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4323-
dc.descriptionOLIVEIRA, Elioana Lourrany Almeida de. Estudo sobre autismo e ensino de ciências: uma revisão de literatura sobre as metodologias adotadas para o público do TEA. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado principalmente por um desvio no desenvolvimento das relações sociais e da comunicação. Nesse contexto, é sempre um desafio ensinar um aluno autista, considerando toda a diversidade apresentada pelo transtorno. Esta pesquisa teve como objetivo um levantamento bibliográfico, buscando analisar as metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências, destacando a importância das metodologias na aprendizagem dos alunos autistas. O trabalho se caracterizou como pesquisa de abordagem qualitativa exploratória e bibliográfica. Foi realizado um levantamento de dados, nas bases de dados científicos das plataformas Google Acadêmico e SciELO, no idioma português. Foram selecionadas dez publicações que trabalharam metodologias no Ensino de Ciências na perspectiva do TEA. A partir dos resultados obtidos faz-se perceber a necessidade de pesquisas e de materiais de Ciências voltados para o público autista, entendendo que o aprimoramento da Educação Inclusiva passa pela capacitação dos profissionais da Educação, validando uma verdadeira Educação Inclusiva. As estratégias de ensino apresentadas na discussão do trabalho, que de forma geral envolvem experimentos, modelos didáticos e recursos visuais - adequados e adaptados ao público em estudo - devem contribuir para que novos estudos e pesquisas sejam desenvolvidos para constituir e fortalecer os processos de Ensino de Ciências, de forma especial, para o público do TEA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleEstudo sobre autismo e ensino de ciências: uma revisão de literatura sobre as metodologias adotadas para o público do TEApt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIOANA LOURRANY ALMEIDA DE OLIVEIRA.pdf2023_mono_eloliveira.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.