Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4325
Título: Ensino de biologia celular: um estudo em materiais didáticos de Guiné-Bissau
Autor(es): Dias, Etilenia Albertino
Palavras-chave: Ensino de Biologia Celular
Materiais Didáticos
Guiné-Bissau
Data do documento: 4-Dez-2023
Citação: DIAS, E. A. (2023)
Resumo: Devido às abstrações presentes no Ensino de Biologia Celular, é de fundamental importância utilizar diferentes metodologias e recursos didáticos no processo de ensino. Essas abstrações são ainda mais visíveis no ensino da Guiné Bissau, devido à falta de investimentos na educação. Com base nisso, o presente trabalho se propôs a realizar um estudo sobre os materiais didáticos no Ensino de Biologia Celular na Guiné-Bissau, com a finalidade de produzir uma cartilha que tem por objetivo servir como material didático de apoio para as aulas de Biologia Celular na Guiné-Bissau. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho foi desenvolvido utilizando-se uma abordagem qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva, permitindo a interpretação de dados e informações obtidas. Para a coleta dos dados foi feita a análise do fascículo utilizado nas aulas de Biologia em um dos liceus de Guiné- Bissau. Após a análise, foi produzida uma cartilha com finalidade de sanar as lacunas presentes no fascículo, se utilizando de linguagem contextualizada para produção dos conteúdos, com vários exemplos de realidade, uso de recursos de imagens coloridas e de boa qualidade. E por último foi apresentado esse material aos estudantes guineenses recém-ingressos na UNILAB- CE, com objetivo de obter informações sobre sua experiência com Ensino de Biologia Celular no Ensino Médio, assim como averiguar suas impressões sobre o material produzido. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado para a coleta e análise dos dados. Com os dados obtidos, percebeu-se que a maioria dos estudantes afirmou não ter tido uma boa experiência no Ensino de Biologia Celular, tendo como fatores principais a falta de recursos e materiais didáticos nas aulas. Também foi afirmado que a cartilha produzida é um material que poderá auxiliar tanto os professores assim como os alunos no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular na Guiné. Com esse trabalho ressalta-se a importância do uso de materiais e recursos didáticos de qualidade como ferramentas indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: DIAS, Etilenia Albertino. Ensino de biologia celular: um estudo em materiais didáticos de Guiné-Bissau. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4325
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETILENIA ALBERTINO DIAS.pdf2023_mono_etdias.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.