Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4330
Título: Guia de recursos didáticos para o ensino de biologia
Autor(es): Bernardo, Leandro do Nascimento
Palavras-chave: Guia didático
Recursos Didáticos
Práticas Pedagógicas
Biologia
Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: BERNARDO, L. N. (2023)
Resumo: Através da participação no PIBID e as experiências oportunizadas no Estágio Supervisionado, foi observado uma série de dificuldades e limitações das práticas pedagógicas por professores de Biologia. Tais observações constituíram reflexões para o desenvolvimento deste trabalho, sobre o Ensino de Biologia. Prevalece no ensino brasileiro características marcantes do ensino tradicional. No que se refere ao Ensino de Biologia, é tido como uma disciplina de grande complexidade pelos alunos, com poucas relações com seu cotidiano, de forma a não os envolver e dificulta a construção do conhecimento. O professor se utiliza unicamente de um quadro, giz e o livro didático, o que causa uma monotonia em sala. Desse modo, se faz necessário que o professor repense em suas práticas pedagógicas, introduzindo novas estratégias de ensino. Nesse contexto de mudanças, faz-se necessário a utilização de recursos didáticos não somente para estimular os educandos, mas para estabelecer conexões com o conhecimento e a sua vida cotidiana. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um guia de recursos didáticos voltados para o Ensino de Biologia, de forma a auxiliar professores de Ensino Médio de escolas da região do Maciço de Baturité. Nesse sentido, se propõe, neste trabalho, refletir e pesquisar sobre quais recursos didáticos os professores utilizam em sala, de que modo auxiliam seus alunos, e por fim compreender como analisam o guia referido. O trabalho adotou uma metodologia de caráter qualitativo, exploratório, descritivo, dividido em duas etapas. No primeiro momento foi produzido na plataforma de designer gráfico Canva, o Guia de Recursos Didáticos para o Ensino de Biologia. Em um segundo momento foi aplicado um questionário investigativo aos participantes, professores do Ensino Médio de escolas da região do Maciço de Baturité. Os resultados obtidos demonstram uma grande variedade de recursos didáticos. Os participantes relataram como o guia pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos. Portanto, é importante motivar e capacitar os professores a adotarem os diversos recursos didáticos em sala para efetivar a aprendizagem de seus alunos quanto aos conteúdos de Biologia.
Descrição: BERNARDO, Leandro do Nascimento. Guia de recursos didáticos para o ensino de biologia. Monografia - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4330
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRO DO NASCIMENTO BERNARDO.pdf2023_mono_lebernardo.pdf11,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.