Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Título: Liderança feminina: Barreiras no âmbito da gestão municipal
Autor(es): Silva, Mariana Castro da
Palavras-chave: Gestão Pública
Gestão Municipal
Liderança feminina
Data do documento: 21-Jul-2022
Citação: SILVA, M. C. (2022)
Resumo: As mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, no entanto, a liderança feminina acontece apenas em 4 dos 33 partidos existentes no país. A evolução nos modelos gerenciais públicos tem permitido que um número cada vez maior de mulheres ocupe espaços na liderança política municipal. No entanto, a discriminação sofrida pelas mulheres em posições estratégicas é fato recorrente no mercado de trabalho, em particular no Brasil. Mesmo que, geralmente elas possuam maior qualificação que os homens, isto não se reflete nos seus salários e nos cargos ocupados. A gestão pública apresenta elementos muito particulares nos processos de seleção, na influencia política através de indicações, nos problemas de descontinuidades derivados dos processos eleitorais, provocando desafios à participação feminina. Nesse sentido, apesar de serem reconhecidos alguns avanços importa reforçar os projetos de pesquisa que analisem a participação das mulheres nas lideranças políticas e na gestão pública. No caso do maciço de Baturité, microrregião cearense por 13 municípios, apenas 6 mulheres assumem cargos de liderança na gestão pública municipal. O objetivo deste trabalho é identificar as barreiras enfrentadas pelas lideranças femininas municipais ao longo de suas trajetórias profissionais. Para a realização desse estudo empregou-se a pesquisa do tipo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, tendo como método procedimental, o estudo de caso. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário aplicado a seis mulheres que ocuparam cargos de liderança duas prefeitas e quatro secretárias municipais. Os resultados apontam como dificuldades colocadas à liderança pública feminina, o machismo, o preconceito, a falta de oportunidade e a resistência masculina em confiar na capacidade das líderes entrevistadas.
Descrição: SILVA, Mariana Castro da. Liderança feminina: Barreiras no âmbito da gestão municipal. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4345
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Castro da Silva.pdf2022_art_msilva.pdf325,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.