Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4347
Título: O movimento de mulheres no campo de públicas: uma análise da literatura entre os anos de 2003 a 2021
Autor(es): Leitão, Maria Gabriela Sousa
Palavras-chave: Movimento sociais
Mulheres
Movimento feminista
Políticas públicas - mulheres
Data do documento: 29-Jul-2022
Citação: LEITÃO, M. G. S. (2022)
Resumo: Devido ao processo de invisibilidade e opressão a que foram submetidas e de exclusão do processo do registro histórico e da criação de teorias, nas sociedades ocidentais, as mulheres passaram a assumir um papel de sujeitas do conhecimento, especialmente a partir da segunda onda do feminismo. Desse período em diante, dedicaram-se de modo mais sistemático, à produção de teorias, a partir das mais diversas áreas do conhecimento. Este estudo busca analisar na literatura da Administração Pública e na Revista de Estudos Feministas trabalhos que abordem o movimento de mulheres no campo de públicas no período de 2003 a 2021 no Brasil. O recorte do ano inicial se dá pela criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres em 2003, uma demanda antiga do movimento de mulheres brasileiro. Sobre a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e adota como técnica de pesquisa a revisão bibliográfica. Assim, primeiro realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema políticas públicas, além de apresentar o contexto histórico sobre questão das mulheres na sociedade. Em seguida, realiza o levantamento, seleção e análise de artigos acadêmicos que tratam do tema. Os textos examinados foram retirados das seguintes revistas: Revista Estudos Feministas, Revista de Administração Pública, Revista do Serviço Público, Caderno Gestão Pública e Cidadania, Administração Pública e Gestão Social. Os resultados apresentam um perfil das publicações, como: as demandas mais recorrentes, as demandas menos recorrentes, as demandas não tratadas nos textos selecionados e as políticas públicas discutidas nestes estudos. O que se pode concluir é a questão de trabalho aparenta ser a mais frequente nos trabalhos analisados, uma vez que a igualdade de gênero é explorada junto com essa temática. Dessa forma, o estudo contribui com um debate que é caro aos movimentos sociais no país, que é o como o movimento de mulheres consegue articular demandas/ pautas a efetivação de políticas públicas pelo Estado Brasileiro.
Descrição: LEITÃO, Maria Gabriela Sousa. O movimento de mulheres no campo de públicas: uma análise da literatura entre os anos de 2003 a 2021. 2021.52p. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4347
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA GABRIELA SOUSA LEITAO.pdf2022_mono_mleitão.pdf724,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.