Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4378
Título: Grupo Operativo Contra a Ansiedade (GOCA): relato de experiência com estudantes adolescentes de uma escola de ensino profissional
Autor(es): Nascimento, Francisca Janielle Rodrigues
Palavras-chave: Promoção da Saúde Escolar
Enfermagem
Saúde Mental
Adolescente
Ansiedade
Data do documento: 20-Ago-2020
Citação: NASCIMENTO, F. J. R. (2020)
Resumo: Objetivou-se relatar a experiência acerca da elaboração e condução de um grupo operativo para a promoção da saúde mental de estudantes com sinais e sintomas de ansiedade, de uma escola profissionalizante. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, oriundo do projeto de extensão “Promoção da Saúde Mental: proposta de grupo operativo para estudantes com sintomas de ansiedade de uma Escola Estadual de Educação Profissional de Aracoiaba, Ceará”. O grupo foi intitulado Grupo Operativo Contra Ansiedade (GOCA), e as atividades foram conduzidas pela bolsista e acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. As atividades do projeto foram desenvolvidas em cinco etapas: 1) reconhecimento do locus da escola; 2) ampla divulgação do grupo no locus da escola; 3) realização de grupo focal com estudantes voluntários à participação na ação; 4) realização dos encontros e 5) avaliação do impacto da ação de extensão sobre os sujeitos. Na vivência relatada, o uso do grupo operativo contra a ansiedade (GOCA) como ferramenta embasada em práticas lúdicas e dialógicas, mostrou-se bem aceito e satisfatório na minimização dos sinais e sintomas de ansiedade entre os estudantes adolescentes e se mostrou como lugar de partilha para expor seus anseios e conflitos. Quanto à experiência com a condução de grupos, a acadêmica de Enfermagem foi capaz de alinhar teoria e prática, realizando as atividades pautadas no saber científico e desenvolvendo habilidades como criatividade, humanização, empatia e bom relacionamento interpessoal. Diante desta experiência, assinalamos a importância dos projetos de extensão que contribuem de forma significativa para a formação acadêmica com um saber em saúde ampliado, tornando o futuro profissional de Enfermagem mais consciente, político e humanizado. Além disso, apontamos a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas direcionadas à saúde mental de adolescentes, respeitando as peculiaridades dessa fase tão singular.
Descrição: NASCIMENTO, Francisca Janielle Rodrigues. Grupo Operativo Contra a Ansiedade (GOCA): relato de experiência com estudantes adolescentes de uma escola de ensino profissional. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4378
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca Janielle Rodrigues Nascimento.pdf2020_art_frnascimento.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.