Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4390
Título: Validação aparente uma cartilha educativa para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos
Autor(es): Silva, Flavio Brayan Balbino
Palavras-chave: Recém-nascido
Saúde da criança
Cuidados de Enfermagem
Autoeficácia
Tecnologia
Data do documento: 24-Ago-2021
Citação: SILVA, F. B. B. (2021)
Resumo: A mortalidade neonatal é o componente que mais contribui para a mortalidade infantil no mundo e no Brasil. Acredita-se que o desenvolvimento de uma cartilha educativa para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos poderá auxiliar na promoção da saúde dos recém-nascidos. O projeto teve como objetivo validar a aparência da cartilha educativa para promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos a termo junto a gestantes e mães. Tratou-se de um estudo metodológico no qual foi realizada a validação aparente junto ao público-alvo de uma cartilha educativa para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos. A amostra foi composta por 23 avaliadoras, selecionadas por amostragem de conveniência do tipo bola de neve, sendo elas gestantes e mães de recém-nascidos ou de crianças até 6 meses que tivessem acesso à internet, celular smartphone/tablet e com contato no aplicativo WhatsApp®. Após a seleção, foi aplicado um formulário online contendo o TCLE e os instrumentos de validação da cartilha e um prazo de uma semana para retorno das respostas. Os dados obtidos foram organizados, processados e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, e apresentados em tabelas e gráficos. A cartilha aborda 8 temáticas, como: amamentação, banho de sol, higiene e banho, limpeza do coto umbilical, troca de fralda, sono, manejo das cólicas e proteção (vacinação e engasgos). As participantes desse estudo tinham entre 18 e 38 anos de idade, sendo que a maioria possuía o ensino médio completo e vivia em união consensual. A cartilha teve ótima aceitação por parte dos avaliadores, com IVC de acima de 0,8. Com isso, orienta-se a distribuição da cartilha para ser utilizada por enfermeiros e outros profissionais da saúde nas práticas de educação em saúde, com vistas a melhorar a autoeficácia nos cuidados ao recém-nascido.
Descrição: SILVA, Flavio Brayan Balbino. Validação aparente uma cartilha educativa para a promoção da autoeficácia nos cuidados aos recém-nascidos. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4390
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLAVIO BRAYAN BALBINO SILVA Artigo.pdf2021_art_flsilva.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.