Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4399
Título: Fatores socioeconômicos e óbitos por covid-19 no Ceará: estudo ecológico
Autor(es): Felício, Janiel Ferreira
Palavras-chave: COVID-19
Fatores socioeconômicos
Estudos de Séries Temporais
Enfermagem
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: FELÍCIO, J. F. (2021)
Resumo: Objetivo: analisar a correlação das variáveis IDH, densidade demográfica, população urbana/população e sem coleta de lixo com os óbitos de COVID-19 no Ceará. Métodos: estudo ecológico do tipo serie temporal. Foram analisados 14.055 óbitos correspondentes ao período de março de 2020 a agosto de 2021 e correlacionados com as variáveis IDH, densidade demográfica, população urbana/população e sem coleta de lixo. Resultados: verificou-se que IDH, densidade demográfica, população urbana/população e sem coleta de lixo possuem correlação com óbitos de COVID-19. Essas variáveis seguem distribuição linear que se relaciona com o aumento de óbitos por COVID-19. Conclusão: maiores valores de variáveis como IDH, densidade demográfica, população urbana e sem coleta de lixo estão relacionadas com maior quantitativo de óbitos por COVID-19 no Ceará, impactando na tomada de decisão de gestores para direcionamentos de ações que visem trabalhar em cima das vulnerabilidades de cada região.
Descrição: FELÍCIO, Janiel Ferreira. Fatores socioeconômicos e óbitos por covid-19 no Ceará: estudo ecológico. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4399
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANIEL FERREIRA FELÍCIO Artigo.pdf2021_art_jafelício.pdf260,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.