Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4400
Título: Aspectos socioeconômicos e fatores relacionados à saúde bucal e às Infecções Sexualmente Transmissíveis de adolescentes de um município cearense: caracterização e associação
Autor(es): Paulino, Joice Monteiro
Palavras-chave: Adolescente
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Saúde bucal
Conhecimento
Data do documento: 12-Abr-2021
Citação: PAULINO, J. M. (2021)
Resumo: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) figuram entre as doenças mais recorrentes no cenário mundial, acometendo órgãos genitais e outros sítios anatômicos, incluindo a cavidade oral. As lesões na cavidade oral podem ser percebidas facilmente, permitindo o diagnóstico precoce e acompanhamento da evolução do quadro clínico. Nesse contexto, os adolescentes se destacam pela maior vulnerabilidade a IST e doenças bucais. O estudo objetivou caracterizar e associar os aspectos socioeconômicos e os fatores relacionados à saúde bucal e às IST de adolescentes de um município cearense. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal conduzido com adolescentes, entre 14 e 19 anos, da Escola de Ensino Médio João Alves Moreira (Aracoiaba – CE), realizada em maio de 2019. Após consentimento, foi aplicado um questionário abordando os seguintes pontos: - fatores socioeconômicos; - participação em ações educativas, autopercepção e hábitos em saúde bucal; - conhecimento sobre IST e sua relação com a cavidade oral. Os dados foram devidamente tabulados e analisados usando o programa estatístico Epi info versão 7.0.2. Dos 102 participantes, 52,94% eram do sexo feminino, 52,94% admitiam que as lesões orais poderiam indicar IST e 79,41% desconheciam as possíveis alterações que poderiam ser detectadas pelo autoexame da cavidade oral. Observou-se uma relação significativa entre ser estudante com renda superior a 1 salário mínimo e não ter a percepção de que lesões orais podem indicar IST, assim como não ter companheiro e desconhecer as IST. Concluiu-se que os adolescentes, embora apresentassem condições financeiras desfavoráveis, tinham boa autopercepção da saúde bucal e hábitos adequados de higiene oral, inclusive participando de ações educativas voltadas a esse tipo de saúde. Apesar de desconhecerem as lesões que podem ser encontradas na cavidade oral em decorrência das IST e a forma de transmissão dessas infecções, os estudantes conheciam as doenças e sua relação com a cavidade bucal, além de realizarem o autoexame dessa estrutura, ainda que não saibam quais alterações procurar e terem sido orientados por profissionais de saúde.
Descrição: PAULINO, Joice Monteiro. Aspectos socioeconômicos e fatores relacionados à saúde bucal e às Infecções Sexualmente Transmissíveis de adolescentes de um município cearense: caracterização e associação. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4400
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOICE MONTEIRO PAULINO Tcc.pdf2021_art_jopaulino.pdf199,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.