Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4428
Título: O impacto da pandemia do covid-19 sobre os hábitos alimentares do idoso
Autor(es): Silva, Maria Adriana Martins e
Palavras-chave: Idoso
Comportamento alimentar
Infecção por Coronavirus
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: SILVA, M. A. M. (2021)
Resumo: Trata-se de uma revisão de literatura cujo objetivo foi identificar quais os impactos da pandemia de COVID-19 sobre hábitos alimentares dos idosos segundo as publicações científicas disponíveis. O levantamento de produções científicas se deu entre setembro e dezembro de 2020 na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) utilizando-se a combinação de três Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): idoso, comportamento alimentar e infecção por coronavírus. Após analise a amostra desta revisão ficou composta por 15 artigos. Verificou- se que as restrições impostas pelo isolamento social afetaram tanto os padrões alimentares, quanto os níveis de atividade física e a qualidade do sono dos indivíduos de forma geral. Além disso, conforme a análise das publicações, até o momento não há um parâmetro a respeito da classificação de positivo ou negativo em relação a essas mudanças, principalmente no que se refere aos padrões alimentares e a influência da idade nessas mudanças, foram divergentes. Grande parte dos artigos apresentaram metodologia exploratória e quase todos foram realizados logo no início das medidas de restrição impostas pela pandemia de COVID-19, tornando possível uma melhor observação e acompanhamento das mudanças comportamentais na população em geral. Além disso, os estudos foram realizados em vários países favorecendo a compreensão das mudanças em nível mundial.
Descrição: SILVA, Maria Adriana Martins e. O impacto da pandemia do covid-19 sobre os hábitos alimentares do idoso. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4428
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ADRIANA MARTINS E SILVA Artigo.pdf2021_art_masilva.pdf568,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.