Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4434
Título: Tecnologias assistivas na prática de enfermagem para promoção da saúde de pessoas com deficiência: comparativo Brasil e Portugal
Autor(es): Silva, Neucilia Oliveira
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva
Pessoas com Deficiência
Promoção da saúde
Enfermagem
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: SILVA, N. O. (2021)
Resumo: As tecnologias assistivas são recursos que podem ser utilizados como potencializadoras no empoderamento e qualidade de vida das Pessoas com Deficiência ao promover ações preventivas e suprir possíveis lacunas existentes para esse público no sistema de saúde. Aliadas a prática de enfermagem auxiliam na promoção da saúde contribuindo na participação ativa desses indivíduos na própria saúde. Tem por objetivo analisar as tecnologias assistivas desenvolvidas na área de enfermagem no Brasil e Portugal avaliando suas diferenças e contribuições para a promoção da saúde de Pessoas com Deficiência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com pergunta norteadora formulada: “Quais as tecnologias assistivas existentes na literatura científica desenvolvidas na área de enfermagem entre Brasil e Portugal para pessoas com deficiência e suas contribuições para a promoção da saúde?”. Elaborado em seis etapas: 1. Identificação do tema e elaboração da pergunta norteadora; 2. Busca ou amostragem na literatura; 3. Coleta de dados; 4. Análise crítica dos estudos incluídos; 5. Discussão dos dados e 6. Síntese dos dados. Identificando tecnologias assistivas para Pessoas com Deficiência no período entre 2004 a 2020. Para a coleta dos estudos foram utilizadas seis bases eletrônicas de dados, com dois revisores para a seleção por pares cega dos trabalhos. O processo de triagem seguiu as diretrizes do PRISMA. Foram encontrados 6.125 artigos, resultando em 75 artigos finais para leitura na íntegra. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão definidos, 13 artigos foram incluídos na amostra final, todos inclusos na área da Enfermagem. Em relação as tecnologias contribuintes para a promoção da saúde de pessoas com deficiência, cinco eram desenvolvidas em áudios e sintetizadores de voz, três trabalhos utilizando e desenvolvendo próteses táteis, dois trabalhos sobre cursos online, um estudo com vídeo educativo, um estudo de jogo tátil e um manual educativo em Braille. Dois dos trabalhos foram elaborados no Brasil e Portugal. A busca por incluir as PcD nos processos de saúde-doença são identificados nos estudos, demonstrando olhar crítico, interesse e dedicação da categoria profissional de enfermagem na produção científica de tecnologias assistivas juntamente à assistência inclusiva desse público. Pode-se verificar a existência de potenciais evidências de possíveis replicação, lacunas para serem preenchidas e a atuação da Enfermagem na produção científica de tecnologias e assistência, validando também em outros territórios como em Portugal, agregando potencial científico.
Descrição: SILVA, Neucilia Oliveira. Tecnologias assistivas na prática de enfermagem para promoção da saúde de pessoas com deficiência: comparativo Brasil e Portugal. Artigo - Curso de Enfermagem,Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4434
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neucilia Oliveira Silva.pdf2021_art_nesilva.pdf318,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.