Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4493
Título: Qualidade de vida do idoso após a pandemia da covid-19: revisão integrativa
Autor(es): Silva, : Andressa Paola Sousa
Palavras-chave: Idosos
COVID-19
Qualidade de Vida
Enfermagem
Pós-covid-19
Data do documento: 14-Jun-2023
Citação: SILVA, A. P. S. (2023)
Resumo: A qualidade de vida do idoso não deve ser visto como uma experiência homogênea e deve ser ligada a hábitos saudáveis, como atividades físicas, alimentação saudável e uma mente estimulada. Com o advento da pandemia da COVID-19, a qualidade de vida da população idosa ficou fragilizada, visto que estes eram considerados grupos de risco e precisaram ficar isolados, o que gerou grandes impactos pós pandemia.Analisar a qualidade de vida do idoso após a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nos meses de março e abril de 2023. Utilizou-se a estratégia Patient-Intervention- Comparation-Outcomes (PICO). Teve-se como questão norteadora: Quais as principais repercussões identificadas na qualidade de vida dos idosos pós pandemia? A coleta de dados foi realizada, nas seguintes bases eletrônicas via Biblioteca Virtual em Saúde – BVS: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE) Google Acadêmico e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A busca eletrônica foi realizada por meio de combinações dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), sendo elas: “Saúde do Idoso” and “Pandemia”; “Qualidade de vida” and “Envelhecimento”. A avaliação dos dados consistiu na leitura do estudo na íntegra, seguida da elaboração de quadros sinópticos com os dados coletados. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a análise descritiva, contemplando os seguintes aspectos adaptado de URSI.Nesta revisão integrativa analisaram-se 15 artigos, os quais 14 são de autoria de brasileiros e um de autoria internacional. A partir da apresentação dos artigos científicos selecionados para fins deste estudo, foi observado que há um grande acervo sobre qualidade de vida do idoso durante a pandemia da COVID 19. Nos artigos foram discutidas questões de suma importância, tais como: Saúde mental do idoso, o idoso e o seu contexto familiar e o mesmo sendo provedor da casa. Também foi muito citado a questão do ageismo, termo utilizado para discriminar pessoas de idades avançadas. Os achados do presente estudo conseguiram mostrar que os efeitos durante a pandemia perduram para os pós pandemia por conta das grandes mudanças, tais como limitações, adaptações, preocupações e funcionalidade nas atividades diárias. Neste cenário, a população idosa, por ser um grupo de risco, ficou ainda mais prejudicada, uma vez que tiveram suas rotinas e hábitos alterados, o que afetou além da saúde física e mental, a qualidade de vista destes.
Descrição: SILVA, Andressa Paola Sousa. Qualidade de vida do idoso após a pandemia da covid-19: revisão integrativa. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4493
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Paola Sousa Silva.pdf2023_art_ansilva.pdf181,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.