Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4497
Título: Aplicações da laserterapia no tratamento de lesão por pressão em idosos: revisão sistemática
Autor(es): Silva, Antônio Marcelo Alves da
Palavras-chave: Idoso
Lesão por pressão
Terapia a Laser
Data do documento: 6-Jan-2023
Citação: SILVA, A. M. A. (2023)
Resumo: Introdução: A terminologia outrora conhecida como úlcera por pressão passou por uma modificação no ano de 2019 pela National Pressure Injury Advisory Panel, onde passou a ser chamada de lesão por pressão. Essa complicação da saúde afeta o dia o dia dos pacientes, sendo assim, requer uma terapêutica adequada e por longos períodos. Com a evolução das técnicas de saúde, também desenvolveu-se novas terapêuticas, como a laserterapia. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática para identificar a eficácia da laserterapia na cicatrização de lesão por pressão em pacientes idosos. Metodologia: Revisão sistemática com registro PROSPERO CRD42021292616. As bases de dados foram: PubMed, Web of Science, EMBASE, Cochrane Library e Scopus, sem restrição temporal até agosto de 2021. Utilizou-se descritores controlados (Aged, “Laser Therapy”,” Pressure Ulcer” e “Wound Healing”), bem como seus respectivos termos de entrada e os operadores booleanos OR e AND. Resultados: Foi utilizado sete documentos para compor os resultados. Esses artigos apontaram como principal resultado da laserterapia em LP, a eficácia na progressão do processo de reparo tecidual em menor período, além de outros efeitos como ação anti-inflamatória, maior perfusão tecidual da lesão e melhora na resposta sistêmica, incluindo a avaliação do risco, baseada em cada técnica utilizada dentre os autores. Conclusão: A terapia com laser mostrou-se efetiva no tratamento de lesão por pressão em idosos mostrando benefícios estatisticamente significativos. Houve redução significativa no tamanho da lesão logo após a 4°sessão e alcançando o processo cicatricial completo com 6 semanas de aplicações, evidenciando que a laserterapia é considerada como um método eficaz por auxiliar no processo de cicatrização da lesão por pressão em idosos.
Descrição: SILVA, Antônio Marcelo Alves da. Aplicações da laserterapia no tratamento de lesão por pressão em idosos: revisão sistemática. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4497
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antônio Marcelo Alves da Silva.pdf2023_art_ansilva.pdf226,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.