Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4499
Título: Efeito de intervenção educativa nos níveis de segurança alimentar e nutricional: estudo piloto
Autor(es): Costa, Beatriz Maria de Vasconcelos
Palavras-chave: Intervenção Educativa
Segurança Alimentar
Saúde da Família
Saúde da Criança
Data do documento: 28-Jun-2023
Citação: COSTA, B. M. V. (2023)
Resumo: A Segurança Alimentar e Nutricional é definida como o acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficientes, sendo oportuna a realização de intervenções que estimulem utilização de alimentos regionais para garantir o acesso aos alimentos, e, consequentemente, melhore os níveis de segurança alimentar e nutricional da população. Objetivou-se avaliar o efeito de intervenção educativa nos níveis de segurança alimentar e nutricional. Trata-se de um estudo piloto com abordagem transversal e quantitativa, realizado com famílias de crianças menores de 5 anos de idade. A coleta de dados ocorreu nas cidades de Acarape/CE e Redenção/CE, de janeiro a maio de 2023, através da aplicação de um questionário sociodemográfico, da Escala Brasileira de (In)segurança Alimentar (EBIA) e da utilização de um álbum seriado intitulado “Alimentos Regionais Promovendo a Segurança Alimentar” como uma tecnologia educativa. Após 3 meses de início da coleta de dados foi reaplicada a EBIA, como forma de fazer um comparativo de antes e após a intervenção educativa. A análise dos dados foi realizada a partir do Statistical Package for the Social Sciences, versão 20. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Participaram do estudo 21 famílias. Antes da intervenção educativa, dentre as famílias avaliadas, 7 (33,33%) encontravam-se em situação de segurança alimentar, mas a maioria (67,3%), apresentou alguma forma de insegurança alimentar, em que destas, 8 (38,9%), estava em insegurança alimentar leve seguido por moderada (N=5, 23,8%) e (N=1, 4,6%) grave. Após intervenção, com a reaplicação da EBIA, identificou-se a porcentagem de participantes em segurança alimentar passou de 33,3% antes da intervenção para 47,6%, com significância estatística entre a segurança alimentar antes e após a intervenção educativa (p=0,021). Conclui-se que a intervenção educativa utilizada foi eficaz para aumentar o níveis de segurança alimentar e nutricional da população estudada.
Descrição: COSTA, Beatriz M. de Vasconcelos. Efeito de intervenção educativa nos níveis de segurança alimentar e nutricional: estudo piloto. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4499
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Maria de Vasconcelos.pdf2023_art_becosta.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.