Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4543
Título: | Saúde em cena: teatralização para educação em saúde na atenção primária à saúde |
Autor(es): | Silva, Luana Bernardo Bezerra da |
Palavras-chave: | Atenção Primária à Saúde Educação em Saúde Encenação |
Data do documento: | 16-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, L. B. B. (2023) |
Resumo: | A teatralização para educação em saúde busca contornar o modelo de educação tradicional unilateral e verticalizada, envolvendo a arte, a ciência e a cultura para o exercício do diálogo com disposição na formação de vínculos entre profissionais e usuários, sendo uma ferramenta de trabalho importante na Atenção Primária à Saúde. Diante disso, o estudo teve como objetivo descrever a aplicação da teatralização como estratégia de educação em saúde na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma Unidade Básica de Saúde de um município no interior do Nordeste, em 2021. Foram adotadas quatro fases: exploratória; planejamento; ação; e avaliação. As peças teatrais versaram sobre três temas: “Fake News sobre a vacinação contra a Covid-19”; “Higienização das mãos” e “Uso Indiscriminado de medicamentos”, escolhidos frente ao público-alvo envolvido. O estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer no 5.357.896. Na fase de planejamento, participaram discentes de graduação em enfermagem, na construção colaborativa dos roteiros a serem utilizados. A seguir, na fase de ação, ocorreram as encenações, de modo que o teatro facilitou o processo educativo, proporcionando aos usuários e discentes a construção do saber de forma ativa e participativa, levando a uma reflexão e aprendizado diante as temáticas abordadas, promovendo o autocuidado em saúde individual e coletiva. Ademais, na avaliação concentrou-se no feedback de discentes e usuários, e a avaliação de satisfação dos espectadores mostrou-se excelente, mediante relatos positivos sobre as apresentações teatrais no espaço e que gostariam da presença do grupo de teatro mais vezes na unidade. De modo geral, a teatralização como estratégia de educação em saúde na APS impulsionou o interesse dos usuários no cuidado em saúde, proporcionando ao público autoconhecimento, reflexão e compreensão da realidade. Além disso, o teatro possibilitou aos discentes de enfermagem uma maior aproximação com a comunidade. |
Descrição: | SILVA, Luana Bernardo Bezerra daSaúde em cena: teatralização para educação em saúde na atenção primária à saúde. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4543 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana Bernardo Bezerra da Silva.pdf | 2023_art_lusilva.pdf | 381,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.