Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Carlos Alexandre Ramos de-
dc.date.accessioned2024-04-11T16:40:28Z-
dc.date.available2024-04-11T16:40:28Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.identifier.citationSOUZA, C. A. R. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4546-
dc.descriptionSOUZA, Carlos Alexandre Ramos de. O ensino-aprendizagem de Matemática: Quais os fatores e os impactos de uma base deficitária. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO conhecimento matemático é desencadeado por uma sequência de assuntos que possui uma dependência necessária. Isso significa que para aprender algo novo, deve-se primeiro possuir conhecimentos prévios. Quando isso não acontece, o processo de aprendizagem em matemática pode ser comprometido, pois o aluno não consegue acompanhar os conteúdos, causando um acúmulo de deficiências. Reverter o quadro é uma tarefa muito difícil, porém deve-se in- vestigar as causas do problema para que seja possível encontrar uma solução. Dessa forma, se buscou fatores que estão ligados ao insucesso do aluno na disciplina de matemática no en- sino médio e como uma base deficitária influencia nessa questão. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se na Escola de Ensino Médio Almir Pinto em Aracoiaba através de ob- servações e aplicações de questionários com alunos e professores de primeiro e segundo ano, foram constatadas algumas hipóteses já formuladas, além de fatores relacionados ao fracasso escolar. Percebeu-se que muitos alunos tinham dificuldades em assuntos básicos, como nas quatro operações fundamentais da matemática e até mesmo reconhecer símbolos matemáticos. Evidenciando também a falta de leitura e intepretação de textos que está diretamente ligada à dificuldade da aprendizagem matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectDeficiências acumuladaspt_BR
dc.subjectMatemática básicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem de Matemática: Quais os fatores e os impactos de uma base deficitáriapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura plena em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS ALEXANDRE RAMOS DE SOUZA Tcc.pdf2020_mono_csouza.pdf629,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.