Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Carlos Alexandre Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T16:40:28Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T16:40:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, C. A. R. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4546 | - |
dc.description | SOUZA, Carlos Alexandre Ramos de. O ensino-aprendizagem de Matemática: Quais os fatores e os impactos de uma base deficitária. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conhecimento matemático é desencadeado por uma sequência de assuntos que possui uma dependência necessária. Isso significa que para aprender algo novo, deve-se primeiro possuir conhecimentos prévios. Quando isso não acontece, o processo de aprendizagem em matemática pode ser comprometido, pois o aluno não consegue acompanhar os conteúdos, causando um acúmulo de deficiências. Reverter o quadro é uma tarefa muito difícil, porém deve-se in- vestigar as causas do problema para que seja possível encontrar uma solução. Dessa forma, se buscou fatores que estão ligados ao insucesso do aluno na disciplina de matemática no en- sino médio e como uma base deficitária influencia nessa questão. A pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se na Escola de Ensino Médio Almir Pinto em Aracoiaba através de ob- servações e aplicações de questionários com alunos e professores de primeiro e segundo ano, foram constatadas algumas hipóteses já formuladas, além de fatores relacionados ao fracasso escolar. Percebeu-se que muitos alunos tinham dificuldades em assuntos básicos, como nas quatro operações fundamentais da matemática e até mesmo reconhecer símbolos matemáticos. Evidenciando também a falta de leitura e intepretação de textos que está diretamente ligada à dificuldade da aprendizagem matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Deficiências acumuladas | pt_BR |
dc.subject | Matemática básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | O ensino-aprendizagem de Matemática: Quais os fatores e os impactos de uma base deficitária | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS ALEXANDRE RAMOS DE SOUZA Tcc.pdf | 2020_mono_csouza.pdf | 629,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.