Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4579
Título: | As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção descobrir e aprender: educação Infantil |
Autor(es): | Bezerra, Maria Rozileia da |
Palavras-chave: | alfabetização Letramento livro didático Educação infantil |
Data do documento: | 25-Jul-2017 |
Citação: | BEZERRA, M. R. (2017) |
Resumo: | Esse trabalho tem por objetivo analisar as práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção – CE, a partir da coleção “DESCOBRIR E APRENDER: Educação Infantil”. Apresenta os resultados da análise da Coleção, material didático utilizado nos centros de educação infantil de Redenção, adotada desde 2009. Divide- se em dois volumes, “Linguagem e Matemática”, “Natureza e Sociedade”, para uso no Infantil III, IV e V. Em nossa abordagem priorizamos o eixo da linguagem oral e escrita, enfocando os conteúdos voltados para o Infantil V (cinco anos), a prática pedagógica da educação infantil, descrevendo a rotina de aula, analisamos a proposta e a prática, discorremos sobre a importância da “escrita e oralidade”; a inserção do material apostilado na educação infantil e suas implicações sobre a alfabetização precoce, destacando o processo de mercantilização da educação infantil, o que coloca em questão a necessidade da adoção de livro didático nesta faixa etária da educação, e em que pressupostos se ancoram seu uso. Analisamos, ainda, seus aspectos materiais, seu conteúdo e as práticas pedagógicas desenvolvidas no eixo “escrita e oralidade” questionamos se, realmente, a criança é protagonista da aprendizagem e como as práticas de alfabetização e letramento na educação infantil, com a adoção do livro sobrepõe-se à rotina defendida a partir de experiências contextualizadas para atividades separadas por disciplinas e/ou áreas de conhecimento. Concluímos sobre a real funcionalidade do material apostilado, seu sucesso ou insucesso na educação infantil. |
Descrição: | BEZERRA, Maria Rozileia da. As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção - CE a partir da coleção descobrir e aprender: educação Infantil. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto De Humanidades E Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4579 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura plena em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA ROZILEIA DA SILVA BEZERRA TCC Monografia.pdf | 2017_mono_mbezerra.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.