Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4587
Título: | A relação existente entre a família e a escola uma análise do processo educativo |
Autor(es): | Silva, Julinho da |
Palavras-chave: | Educação Família Escola |
Data do documento: | 23-Ago-2021 |
Citação: | SILVA, J. (2021) |
Resumo: | O presente trabalho busca fazer uma abordagem da relação família-escola através de uma análise histórica e sociológica da temática, pontuando as peculiaridades do processo de distanciamento e aproximação da instituição familiar e escolar e as implicações desse processo no contexto escolar dos sujeitos. As relações entre família e escola são instituições importantes para sociologia da educação, uma vez que elas são fundamentais para a construção da estrutura social e no desenvolvimento do indivíduo como um ser social. Em termos metodológicos, aplicou-se o conduto de método qualitativo de caráter bibliográfico, por parecer a mais viável para análise que pretendemos desencadear. Quer dizer, faremos a revisão, problematização e a análise da bibliografia já existente sobre a temática. As abordagens atuais sobre a escola transcendem as suas funções tradicionais, buscando focalizar não apenas na transmissão de um certo corpo de valores, mas sim, proporcionar o bem-estar social e psicológico do aluno, as relações entre a escola e a família estão cada vez mais íntimas onde os professores precisam conhecer as famílias para adotar práticas pedagógicas que garantam a eficiência e aprendizagem máxima dos alunos uma vez que são agentes da socialização e a base da própria sociedade. A família é considerada o primeiro agente de socialização, é nela que são transmitidos e construídos normas, princípios e valores. Infere-se que é imprescindível a participação da família através do acompanhamento dos filhos nas atividades escolares e na transmissão de saberes em casa. De fato, a dinâmica familiar condiciona em grande medida o comportamento da criança no âmbito educacional, como também, no seu desempenho escolar. |
Descrição: | A relação existente entre a família e a escola uma análise do processo educativo. Artigo - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4587 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULINHO DA SILVA Artigo.pdf | 2021_art_jsilva.pdf | 208,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.