Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4630
Título: As percepções de estudantes de uma escola pública de zona rural com relação ao ingresso no ensino superior
Autor(es): Rodrigues, Isabely da Silva
Palavras-chave: Juventudes
Escola pública
Ensino médio
Ensino superior
Data do documento: 30-Jun-2023
Citação: RODRIGUES, I. S. (2023)
Resumo: Esse trabalho discute sobre as percepções de estudantes de uma escola pública de zona rural com relação ao ingresso no ensino superior. A pesquisa teve como foco estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio, para que assim fosse possível compreender os inúmeros fatores que influenciam nas escolhas de futuro desses jovens. Buscou-se, ainda, analisar o percurso trilhado por ex-alunos da escola que tiveram como escolha cursar o ensino superior em universidades públicas e também de ex-alunos que não ingressaram no ensino superior após terem concluído o ensino médio. O processo metodológico dessa pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, e a respeito dos procedimentos técnicos utilizados, caracteriza-se como uma pesquisa de campo. Como técnica para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas no período de fevereiro a março de 2023 com alunos egressos e estudantes que estão cursando o 3° ano do ensino médio na escola João Alves Moreira, localizada no distrito de Ideal-Aracoiaba. Foi possível constatar que os sentidos atribuídos a experiência escolar e as percepções de futuro desses jovens sofrem alterações a depender de inúmeras questões que vão desde o lugar social do qual fazem parte, como as questões de renda e local onde vivem, até chegar à escola, com as interações entre professor-aluno, questões de aprendizagem e de infraestrutura. A possibilidade de melhoria de vida e de uma ascensão social através da continuidade dos estudos é um motor que impulsiona o desejo desses jovens de ingressarem no ensino superior.
Descrição: RODRIGUES, Isabely da Silva. As percepções de estudantes de uma escola pública de zona rural com relação ao ingresso no ensino superior. TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4630
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabely da Silva Rodrigues.pdf2023_art_irodrigues.pdf623,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.