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Título: Ensino de sociologia na Guiné-Bissau: uma abordagem a partir da visão dos egressos da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau (ULG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-CE)
Autor(es): Djaló, Mamadú Boy
Palavras-chave: Guiné-Bissau
ensino de Sociologia
ponto de vista
egressos
Data do documento: 3-Fev-2024
Citação: DJALÓ, M. B. (2024)
Resumo: Este artigo debruça sobre o ensino de Sociologia na Guiné-Bissau. Para tal, pressupõe compreender a partir da visão dos egressos da ULG e UNILAB-CE sobre o Ensino de Sociologia na Guiné-Bissau. A escolha do tema justifica-se por ser guineense e estudante do curso de licenciatura em Sociologia na UNILAB, e pela necessidade não só de contribuir para o desenvolvimento do ensino de sociologia na Guiné-Bissau, mas também de fazer a sociologia ganhar o espaço tanto nos liceus, assim como nas Universidades do país. Visto que, a sociologia não é vista pelo Estado guineense ou a sociedade como uma área de conhecimento importante como Direito, Medicina, Economia entre outros são. Para realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa que nos permitiu obter uma compreensão mais lúcida do problema estudado. De igual modo, adotou-se a técnica da pesquisa bibliográfica que nos proporcionou uma coleta de dados abertos, leitura e análise de textos, dissertações e artigos que tratam do assunto da nossa investigação. Além disso, utilizamos formulário eletrônico de entrevista à distância com os Egressos da ULG e UNILAB, no caso da UNILAB, entrevistamos alguns estudantes concludentes do curso de sociologia. Além disso, entrevistamos dois professores do ensino público guineense. Os resultados mostram que, o ensino de Sociologia nas instituições escolares da Guiné- Bissau, ainda se encontre nas suas fases embrionárias, pois nos liceus a sociologia não é obrigatória para todos os grupos do ensino secundário e nas universidades, em termos dos conteúdos ensinados nas aulas de sociologia, percebeu-se que, existe mais abordagem dos autores externos sobretudo euro-americanos do que aos autores nacionais ou seja,sul global.
Descrição: DJALÓ, Mamadú Boy. Ensino de sociologia na Guiné-Bissau: uma abordagem a partir da visão dos egressos da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau (ULG) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB-CE). TCC (Graduação) - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4663
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