Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Rodrigo Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T13:51:23Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T13:51:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | MELO, R. G. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4666 | - |
dc.description | MELO, Rodrigo Gomes de. The magic box: o objeto de aprendizagem voltado para o ensino de ciências para o ensino básico. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetos de Aprendizagem são componentes instrucionais que podem ser reutilizados em diferentes contextos de aprendizagem, dando suporte aos alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem com recursos formados por vídeos, animações, textos e imagens. O presente trabalho tem como objetivo a construção de um Objeto de Aprendizagem baseado em experimentos didáticos de física e química, denominado “The Magic Box” direcionado para o ensino de ciências nas escolas públicas. O conjunto de experimentos físicos e químicos do objeto de aprendizagem foi elaborado para estimular reflexões sobre os conteúdos no ensino de ciências, a partir da investigação ativa, do educando e relacionando-o com o cotidiano. A montagem dos experimentos ocorreu de modo que possam ser facilmente empregados em sala de aula usando aparato instrumental de baixo custo e de fácil acesso, como também contemplando reuso do objeto para abordagem do tema sustentabilidade. O objeto apresentou-se como estratégia para estimular os alunos a observarem fenômenos físicos e químicos por experimentação e suas explicações, possibilitando ainda um estudo da realidade, construção da autonomia e melhor compreensão dos conteúdos, a partir de uma montagem dinâmica e acessível para os professores. Além disso, a “The Magic Box” pode ser de fácil adequação para novos experimentos, sendo adaptável para os conteúdos das diferentes séries do ensino básico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | The magic box: o objeto de aprendizagem voltado para o ensino de ciências para o ensino básico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO GOMES DE MELO .pdf | 2021_art_rmelo.pdf | 327,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.