Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4666
Título: | The magic box: o objeto de aprendizagem voltado para o ensino de ciências para o ensino básico |
Autor(es): | Melo, Rodrigo Gomes de |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Objeto de aprendizagem Sustentabilidade |
Data do documento: | 14-Abr-2021 |
Citação: | MELO, R. G. (2021) |
Resumo: | Objetos de Aprendizagem são componentes instrucionais que podem ser reutilizados em diferentes contextos de aprendizagem, dando suporte aos alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem com recursos formados por vídeos, animações, textos e imagens. O presente trabalho tem como objetivo a construção de um Objeto de Aprendizagem baseado em experimentos didáticos de física e química, denominado “The Magic Box” direcionado para o ensino de ciências nas escolas públicas. O conjunto de experimentos físicos e químicos do objeto de aprendizagem foi elaborado para estimular reflexões sobre os conteúdos no ensino de ciências, a partir da investigação ativa, do educando e relacionando-o com o cotidiano. A montagem dos experimentos ocorreu de modo que possam ser facilmente empregados em sala de aula usando aparato instrumental de baixo custo e de fácil acesso, como também contemplando reuso do objeto para abordagem do tema sustentabilidade. O objeto apresentou-se como estratégia para estimular os alunos a observarem fenômenos físicos e químicos por experimentação e suas explicações, possibilitando ainda um estudo da realidade, construção da autonomia e melhor compreensão dos conteúdos, a partir de uma montagem dinâmica e acessível para os professores. Além disso, a “The Magic Box” pode ser de fácil adequação para novos experimentos, sendo adaptável para os conteúdos das diferentes séries do ensino básico. |
Descrição: | MELO, Rodrigo Gomes de. The magic box: o objeto de aprendizagem voltado para o ensino de ciências para o ensino básico. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4666 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO GOMES DE MELO .pdf | 2021_art_rmelo.pdf | 327,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.