Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4674
Título: Projeto revitar: desenvolvimento de ações voltadas à comunidade em tempos de pandemia
Autor(es): Oliveira, Larissa Araújo
Palavras-chave: Ciência
Aprendizagem
Revitalização
Relato de Experiência
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: OLIVEIRA, L. A. (2022)
Resumo: Com o objetivo de relatar as vivências e ações do Projeto de Extensão Revitar durante o período da pandemia, apresentamos nesse artigo, uma pesquisa quantitativa e qualitativa em função das atividades que foram replanejadas para um formato remoto, por meio das TICs. A princípio, a proposta do Projeto de Extensão Revitar é contribuir para a revitalização de ambientes destinados à prática experimental a partir de ações e estratégias pedagógicas relacionando teoria e prática de Ciências. Contudo, devido a pandemia da COVID-19, as ações propostas inicialmente pelo projeto passaram por alterações e fazendo-se necessária a criação de meios que viabilizassem o ensino científico. Para isso foram desenvolvidas algumas ações como: o uso da rede social, Instagram, para divulgações científicas, bem como a divulgação de publicações de cunho científico sobre a COVID-19; a participação em duas edições no curso IEAD “Tópicos em Ensino e Ciências” oferecido pelo Projeto ForBio vinculado ao ICEN/UNILAB; além disso, o Projeto Revitar iniciou uma parceria com uma Entidade de Assistência Social Caju’Artes com a finalidade de viabilizar uma nova perspectiva do pensar científico para os jovens do Povoado de Cajuas de Baixo no Município de Itapiúna-CE. Os resultados da pesquisa incluem indicadores de uma análise realizada por meio de formulário eletrônico, com um total de quarenta (40) entrevistados, do público do Instagram sobre o ensino de ciências na região do Maciço de Baturité, que através dos gráficos é válido ressaltar a importância da teoria seguida da prática experimental nas aulas de Ciências. Destaca-se, também, a interação dos seguidores do projeto nas redes sociais nas diversas publicações tanto no feed como nos story da rede sociais do Projeto Revitar, que além disso, as publicações serviram de meio para a participação na XI Semana de Química da UFC via YouTube. Em relação a experiência com o projeto ForBio, os resultados mediante as duas edições do curso ofertado foram oriundos de vídeo-aulas com conteúdos experimentais bem aceitos pelos cursistas. Nos encontros científicos, no Caju’Artes, foram desenvolvidas ações de modo presencial, ao todo cinco (05) encontros, vinculando teoria com a prática de experimentos químicos e jogos lúdicos, respeitando sempre as medidas de prevenção contra a COVID-19 estabelecidas pelas organizações sanitárias. A partir do exposto, o trabalho buscou detalhar todas as ações realizadas, durante o período de pandemia, por meio das atividades científicas desenvolvidas, enfatizando a importância da ciência na sociedade e relacionando a Química com o cotidiano. Com isso, é válido concluir que os objetivos foram alcançados por meio das vivências e ações desenvolvidas no Projeto Revitar no que tange a divulgação da ciência à comunidade que é um dos pilares da extensão universitária por meio das TICs.
Descrição: OLIVEIRA, Larissa Araújo. Projeto revitar: desenvolvimento de ações voltadas à comunidade em tempos de pandemia. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4674
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA ARAÚJO OLIVEIRA Artigo.pdf2022_art_loliveira.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.