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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4675
Título: | A relação da área de Ciências da Natureza da BNCC no favorecimento dos 17 Objetivos para o desenvolvimento sustentável |
Autor(es): | Silva, Lais Vanessa Oliveira |
Palavras-chave: | BNCC Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Ensino de Ciências Ensino de Química |
Data do documento: | 20-Jul-2022 |
Citação: | SILVA, L. V. O. (2022) |
Resumo: | Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando a construção de um mundo socialmente justo e inclusivo, fundamentado em ações responsáveis e ambientalmente sustentáveis. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por sua vez, é responsável pela normatização do currículo da educação básica em todo território brasileiro. A interlocução destes documentos é imprescindível partindo dos pressupostos que a educação é a formadora de seres sociais críticos e articuladores, e que o cumprimento dos 17 ODS da ONU são dependentes de atitudes coletivas e individuais advindas de indivíduos educados corretamente. Diante disto o presente trabalho visa a análise da norma educacional brasileira especificamente na área de Ciências da Natureza, para identificar como a BNCC está favorecendo a implementação dos preceitos da Agenda 2030, o método de pesquisa utilizado foi a Análise de Conteúdo de Bardin. A identificação das habilidades por meio do método de pesquisa mostrou que a BNCC favorece uma considerável parte dos ODS, mas tem uma superficialidade na abordagem dos direitos humanos e exclui alguns dos objetivos. Sendo assim, a educação em Ciências voltada ao desenvolvimento sustentável não se constitui somente por meio da base nacional. |
Descrição: | SILVA, Laís Vanessa Oliveira. A relação da área de Ciências da Natureza da BNCC no favorecimento dos 17 Objetivos para o desenvolvimento sustentável. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4675 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Licenciatura em Química |
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