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Título: A relação da área de Ciências da Natureza da BNCC no favorecimento dos 17 Objetivos para o desenvolvimento sustentável
Autor(es): Silva, Lais Vanessa Oliveira
Palavras-chave: BNCC
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Ensino de Ciências
Ensino de Química
Data do documento: 20-Jul-2022
Citação: SILVA, L. V. O. (2022)
Resumo: Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando a construção de um mundo socialmente justo e inclusivo, fundamentado em ações responsáveis e ambientalmente sustentáveis. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por sua vez, é responsável pela normatização do currículo da educação básica em todo território brasileiro. A interlocução destes documentos é imprescindível partindo dos pressupostos que a educação é a formadora de seres sociais críticos e articuladores, e que o cumprimento dos 17 ODS da ONU são dependentes de atitudes coletivas e individuais advindas de indivíduos educados corretamente. Diante disto o presente trabalho visa a análise da norma educacional brasileira especificamente na área de Ciências da Natureza, para identificar como a BNCC está favorecendo a implementação dos preceitos da Agenda 2030, o método de pesquisa utilizado foi a Análise de Conteúdo de Bardin. A identificação das habilidades por meio do método de pesquisa mostrou que a BNCC favorece uma considerável parte dos ODS, mas tem uma superficialidade na abordagem dos direitos humanos e exclui alguns dos objetivos. Sendo assim, a educação em Ciências voltada ao desenvolvimento sustentável não se constitui somente por meio da base nacional.
Descrição: SILVA, Laís Vanessa Oliveira. A relação da área de Ciências da Natureza da BNCC no favorecimento dos 17 Objetivos para o desenvolvimento sustentável. TCC (Graduação) - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4675
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