Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4693
Título: Teoria atômica: uma abordagem didática do modelo atômico de Rutherford para alunos do ensino médio
Autor(es): Correia, Rumisio
Palavras-chave: Ensino de Química
Modelos Didáticos
Metodologias Alternativas
Teoria Atómica
Data do documento: 13-Abr-2021
Citação: CORREIA, R. (2021)
Resumo: Os modelos didáticos são ferramentas auxiliares utilizadas para que o aluno consiga relacionar a Química com o cotidiano, fazendo com que eles absorvam e fixem os conteúdos de maneira eficiente, sem que precisem se preocupar em memorizar conceitos. A Química no ensino médio é vista como uma disciplina de bastante dificuldade pelos alunos, e o assunto da Teoria Atômica é um das mais temidas por possuir conceitos abstratos considerados difíceis de entender e pela sua escala atômica. Utilizar metodologias alternativas de baixo custo no ensino de Química que possam relacionar com o cotidiano do aluno é uma estratégia para colaborar no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que essas metodologias se mostram eficientes no desempenho dos alunos. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, em que foram realizadas observações, levantamento de dados pela aplicação de questionários, e a confecção e aplicação de um modelo didático de Rutherford como forma facilitadora de ensino e aprendizagem. A aplicação do modelo didática teve seu impacto no despertar do interesse dos alunos pela disciplina de química e também ocasionou sua respectiva participação na resolução do questionário. Por fim foi possível perceber que o modelo didático de Rutherford ajudou como incentivo aos alunos, em buscarem a fixação dos conteúdos através de atividades experimental e ilustrativo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo didático sobre teoria atômica (modelo Rutherford), para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2a ano de ensino médio de escola EEMTI Padre Saraiva Leão no município de Redenção, numa percepção interdisciplinar, utilizando materiais de baixo custo.
Descrição: CORREIA, Rumisio. Teoria atômica: uma abordagem didática do modelo atômico de Rutherford para alunos do ensino médio. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4693
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUMISIO CORREIA .pdf2021_mono_rcorreia.pdf836,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.