Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4693
Título: | Teoria atômica: uma abordagem didática do modelo atômico de Rutherford para alunos do ensino médio |
Autor(es): | Correia, Rumisio |
Palavras-chave: | Ensino de Química Modelos Didáticos Metodologias Alternativas Teoria Atómica |
Data do documento: | 13-Abr-2021 |
Citação: | CORREIA, R. (2021) |
Resumo: | Os modelos didáticos são ferramentas auxiliares utilizadas para que o aluno consiga relacionar a Química com o cotidiano, fazendo com que eles absorvam e fixem os conteúdos de maneira eficiente, sem que precisem se preocupar em memorizar conceitos. A Química no ensino médio é vista como uma disciplina de bastante dificuldade pelos alunos, e o assunto da Teoria Atômica é um das mais temidas por possuir conceitos abstratos considerados difíceis de entender e pela sua escala atômica. Utilizar metodologias alternativas de baixo custo no ensino de Química que possam relacionar com o cotidiano do aluno é uma estratégia para colaborar no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que essas metodologias se mostram eficientes no desempenho dos alunos. Utilizou-se a pesquisa quali-quantitativa, em que foram realizadas observações, levantamento de dados pela aplicação de questionários, e a confecção e aplicação de um modelo didático de Rutherford como forma facilitadora de ensino e aprendizagem. A aplicação do modelo didática teve seu impacto no despertar do interesse dos alunos pela disciplina de química e também ocasionou sua respectiva participação na resolução do questionário. Por fim foi possível perceber que o modelo didático de Rutherford ajudou como incentivo aos alunos, em buscarem a fixação dos conteúdos através de atividades experimental e ilustrativo. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo didático sobre teoria atômica (modelo Rutherford), para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2a ano de ensino médio de escola EEMTI Padre Saraiva Leão no município de Redenção, numa percepção interdisciplinar, utilizando materiais de baixo custo. |
Descrição: | CORREIA, Rumisio. Teoria atômica: uma abordagem didática do modelo atômico de Rutherford para alunos do ensino médio. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4693 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUMISIO CORREIA .pdf | 2021_mono_rcorreia.pdf | 836,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.