Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4703
Título: Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em Guiné-Bissau: um estudo a partir do mercado de Bandim, em Bissau
Autor(es): Có, Justem Caón
Palavras-chave: Gestão e Gerenciamento de RSU’s
Guiné-Bissau
Bissau
Mercado de Bandim
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: CÓ, J. C. (2022)
Resumo: A crise climática é um problema planetário em que, o desafio de sua superação, deve partir de ações individuais e coletivas, em que as instituições públicas e privadas (especialmente o Estado-Nação) estão obrigados a desencadear políticas públicas capazes de mitigar os efeitos nocivos de degradação ambiental. Nesse aspecto, o continente africano, do qual a Guiné-Bissau faz parte, precisa, tal como outros continentes, desenvolver estratégias de gestão e gerenciamento que tome como uma das principais preocupações a destinação, ecologicamente aceitável, de resíduos sólidos (RSU’s), não só nos centros urbanos, mas também nas zonas rurais. Este trabalho visa compreender como está ou não a gestão e gerenciamento de RSU’s na Capital Bissau, com foco voltado para o mercado de Bandim. O interesse ainda é propor e colaborar, se for o caso, com ações para o seu melhoramento. O percurso metodológico adotado neste trabalho foi a revisão da literatura para apropriar-se do debate e conhecimentos já postos e extrair dados disponíveis sobre o tema em questão, além de documentos junto a instituições públicas do estado guineense. Usou-se também entrevistas semiestruturadas como mecanismo para extrair dados empíricos, não se limitando às noções hipotéticas ou, simplesmente, nos dados disponíveis na bibliografia. Elas servem para subsidiar a análise e reflexão que se propõe desenvolver neste trabalho. A Guiné-Bissau como de resto, muitos países da contemporaneidade em África, vive uma série de crises que inviabilizam uma boa gestão e gerenciamento ambiental. Trata-se de crises como: a educacional, a econômica, a política, a sociocultural e a ecológica generalizadas. Sendo assim, é pertinente perscrutar como se situa a gestão e gerenciamento do lixo no país. Analisar que capacidade o estado guineense dispor de meios para a transformação da sua capacidade administrativa, face às múltiplas crises emaranhadas uma das outras. Concluiu-se que a gestão e o gerenciamento dos RSU’s no mercado e na capital, como de resto no país, se encontram numa situação muito crítica, o que exige urgências na adoção de políticas públicas com propostas que minimizem os impactos que esses dejetos produzem quando vazados, inadequadamente, no ambiente natural.
Descrição: CÓ, Justem Caón. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em Guiné-Bissau: um estudo a partir do mercado de Bandim, em Bissau. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4703
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSTEM CAÓN CÓ .pdf2022_mono_jcó.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.