Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4708
Título: Potenciais inibidores contra a protease Mpro do Sars-Cov-2: Docking Molecular, Dinâmica Molecular, RMSD, RMSF, H-bond, SASA e aproximações MMGBSA
Autor(es): Caluaco, Bernardino Joaquim
Palavras-chave: Receptor
ligante
docking molecular
coronavírus
triagem virtual
covid19
Data do documento: 23-Jan-2023
Citação: CALUACO, B. J. (2023)
Resumo: A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) causada por um coronavírus (SARS-CoV- 2) ainda é uma infecção viral recente. Não há evidências científicas e ensaios clínicos que indiquem que possíveis terapias tenham mostrado resultados em pacientes suspeitos ou confirmados. Diante do exposto, algumas drogas estão sendo utilizadas e estudadas para conter a propagação do vírus e os danos em toda a sociedade. Os medicamentos usados em tratamentos alternativos incluem antimaláricos, antimicrobianos, corticosteroides antivirais, anticoagulantes e soro convalescente. Portanto, a química medicinal tem contribuído de forma multidisciplinar. Este trabalho teve como objetivo realizar uma triagem de 2.108 medicamentos essenciais conhecidos e amplamente utilizados pela população de modos a avaliar uma possível capacidade inibitória do COVID-19, se ligando à protease principal Mpro . Para isso foi aplicada a química computacional usando o MolAiCalD com algoritmo de modelo Genético Lamarckiano (GA) combinado com a estimativa de energia baseada em grade em conformação rígida e flexível. Os ligantes escolhidos para realização da triagem virtual por docking molecular foram medicamentos registrados no FDA e disponíveis na biblioteca virtual. Além disso, estudos de dinâmica molecular também foram realizados para verificar a estabilidade no complexo receptor- ligante formado por meio de análises de RMSD, RMSF, H-Bond, SASA e MMGBSA. Em comparação com a energia de ligação da lixiviação sintética redocking (-6,8 kcal/mol/RMSD 1,34 Å), que foi bem acima, decidiu-se abordar os parâmetros de apenas três ligantes, ergotamina (-9,9 kcal/mol/ RMSD de 2,0 Å), diidroergotamina (-9,8 kcal/mol/RMSD de 1,46 Å) e olísio (-9,5 kcal/mol/RMSD 1,5 Å). Pode-se afirmar que a ergotamina apresentou as melhores interações com a protease Mpro do covid19 pelo estudo in sílico, sendo um candidato promissor no tratamento do Covid19.
Descrição: CALUACO, Bernardino Joaquim. Potenciais inibidores contra a protease Mpro do Sars-Cov-2: Docking Molecular, Dinâmica Molecular, RMSD, RMSF, H-bond, SASA e aproximações MMGBSA. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4708
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BERNARDINO JOAQUIM CALUACO.pdf2023_mono_bcaluaco.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.