Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4715
Título: O impacto do uso de recursos tecnológicos no ensino de química nas escolas do Maciço de Baturité durante a pandemia de Covid-19
Autor(es): Cabi, N ́Canha Dam
Palavras-chave: Covid-19
Tecnologias Digitais
Ensino Remoto
Data do documento: 3-Jul-2023
Citação: CABI, N. D. (2023)
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe grandes impactos a população mundial, afetando diversas áreas da sociedade, mas nenhuma delas foi tão afetada quanto o setor da educação, especialmente entre alunos e professores, que precisaram mudar radicalmente a dinâmica no ambiente escolar, adotando o modelo da aula remota. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do uso de recursos tecnológicos no ensino de química nas escolas públicas e privadas do maciço de Baturité durante a pandemia da Covid-19. Realizou-se pesquisa de campo em duas escolas localizadas em Redenção- CE, sendo uma escola de ensino médio na turma do terceiro ano da rede pública e outra na rede privada. Para o levantamento de indicadores da qualidade do ensino e do desempenho da disciplina de química, elaborou-se um questionário tanto para professores de ciências quanto para os discentes. As perguntas foram de múltipla escolha, referentes ao uso dos recursos tecnológicos, softwares, acesso à internet, conhecimento de química adquiridos e por último, relatos sobre as dificuldades enfrentadas nas aulas remotas. Os resultados da investigação apontam que, na percepção dos professores, foi um período de muitos desafios e dificuldades, todos tiveram que reformular todas as aulas, exercícios, escrever apostilas, gravar e editar vídeos sobre o conteúdo da disciplina, criar canais próprios em redes sociais, reformular avaliações, e ainda descobrir formas de prender a atenção dos alunos na aula remota de química evitando distrações para que pudessem obter bons rendimentos acadêmicos. Os alunos destacaram ausência de espaço adequado para acompanhar as aulas, medo, ansiedade, falta de concentração, falta de motivação e pouco entendimento dos assuntos abordados nas aulas remotas. Essa modificação repentina vivenciada na pandemia, deixou marcas irreparáveis no modelo de ensino e levou os docentes a se apropriarem mais das tecnologias digitais, ou seja, a se reinventarem para não comprometer o sistema de ensino, durante um período extremamente conturbado na história mundial, incitando as pessoas a verem o sistema de educação com outros olhares para dias pós-pandemia.
Descrição: CABI, N ́Canha Dam. O impacto do uso de recursos tecnológicos no ensino de química nas escolas do Maciço de Baturité durante a pandemia de Covid-19. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4715
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
N ́CANHA DAM CABI.pdf2023_mono_ncabi.pdf497,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.