Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4738
Título: Planejamento econômico e perfil socioeconômico de discentes do programa de assistência estudantil da Unilab-Ceará
Autor(es): Cordeiro, Breno Cândido
Palavras-chave: Finanças Pessoais
Planejamento Financeiro
Programas de Assistência Estudantil
Data do documento: 27-Jul-2022
Citação: CORDEIRO, B. C. (2022)
Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral conhecer o perfil socioeconômico dos discentes beneficiários do Programa de Assistência Estudantil – PAES da UNILAB-Ceará, sob a ótica da educação financeira, identificando, assim, como realizam a gestão e planejamento das suas finanças pessoais. Quanto a metodologia, a pesquisa possui natureza exploratória- descritiva com abordagem mista. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário online, adaptado, e baseado no Kit de Ferramentas da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. O referido instrumento foi utilizado como meio de coleta de dados cuja amostra principal foi compreendida por discentes em qualquer um dos dezessete cursos de graduação. Ao todo se obteve cento e sessenta respostas, devidamente tabuladas e analisadas com o auxílio do Microsoft Excel e da estatística descritiva. Entre os principais achados deste estudo, identificou-se que a maioria dos respondentes são i) discentes do Bacharelado em Administração Pública (16,9%), do gênero masculino (53,1%), brasileiros (63,8 %), solteiros e encontram-se na faixa etária entre 20 a 24 anos (61,9%). Possuem como principal fonte de renda somente o auxílio recebido mensalmente, em torno de R$ 500,00, para lidarem com as despesas básicas. Em relação aos aspectos de gestão e planejamento financeiro, ii) constatou-se que apesar dos discentes apontarem alguns aspectos básicos de planeamento e anotações das despesas, a maioria dos respondentes (60,6%) comprometem o valor de seus auxílios, gastando mais do que recebem, passando a integrar um grupo de pessoas que não administra suas finanças pessoais adequadamente, de forma equilibrada. Com isso, nota-se que os discentes não agem racionalmente e de acordo com os conceitos básicos que pautam a teoria das finanças pessoais. Dessa forma, verificou-se que apesar do nível educacional formal, o público-alvo deste estudo, possui atitudes e/ou comportamentos financeiros dissonantes em comparação ao que se esperava da referida população amostral. Apesar disso, iii) o programa de assistência estudantil apresenta-se, segundo observações do estudo, como instrumento que contribui positivamente para a fixação dos discentes na universidade durante o período necessário para o curso superior, além de facilitar o desenvolvimento e cumprimento das atividades acadêmicas.
Descrição: CORDEIRO, Breno Cândido. Planejamento econômico e perfil socioeconômico de discentes do programa de assistência estudantil da Unilab-Ceará. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4738
Aparece nas coleções:Artigos - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENO CÂNDIDO CORDEIRO Artigo.pdf2022_art_bcordeiro.pdf332,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.