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Título: Tecnologia da Informação e comunicação na administração pública: uma análise sobre o sistema de renovação de visto de estudante
Autor(es): Dodo, Celso Branquinho Mário
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Administração Pública
Visto de Estudante
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: DODO, C. B. M. (2021)
Resumo: A questão dos problemas enfrentados pelos estudantes estrangeiros, no ato do processo de renovação de visto, desde o agendamento, apresentação da documentação, e, até a fase de renovação, tem assolado sobremaneira a comunidade estudantil Unilabiana, no nosso cotidiano. Pensando na perspectiva de como solucioná-los, na base de criação de novos mecanismos para minimizar esses efeitos, decidiu-se desenvolver esse estudo para avaliar e compreender a desenvoltura da gestão de sistemas de informação da Polícia Federal, em prol da qualidade dos serviços prestados, fornecido por esta instituição. Entretanto, com a emergência da Internet, notadamente, desencadeou-se a chamada crescente evolução da informática primeiro, e mais tarde a comunicação, dando origem à Tecnologia da Informação e Comunicação, que possibilitou a segregação da nova gestão pública, trazendo consigo novas possibilidades e desafios para seus usuários. Frisa-se que a difusão das TI e a popularização dos computadores pessoais iniciada na década de 1980 promoveram avanços na sociedade, incluindo o setor público, que expandiu a utilização de ferramentas TICs em busca de melhorar a eficiência da administração. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa-exploratória, operacionalizada por meio de um estudo de caso em um dos Órgãos da Superintendência Regional da Polícia Federal, líder de seu setor, com investimento significativo em TIC e que passou a utilizar este instrumento para a avaliação e a compreensão do uso desta tecnologia na gestão de informações. Utilizou-se da entrevista semiestruturada para a coleta de dados e análise de conteúdo para a análise dos mesmos. Os resultados elencados com base neste estudo feitos pelo Plano Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (PDTIC) da PF (2020 – 2021, p. 10), apontam os seguintes princípios que norteiam as ações de TIC da Polícia Federal: Conhecimento, Eficiência, Integração, Confiabilidade, Efetividade e Inovação.
Descrição: DODO, Celso Branquinho Mário. Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Pública: Uma análise sobre o sistema de renovação de Visto de Estudante. 2021. 61f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4780
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