Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/479
Título: Qualificação do núcleo gestor das escolas públicas municipais do Tabapuá em Caucaia
Autor(es): Gomes, Maria Regina de Araújo
Palavras-chave: Planejamento educacional
Gestão escolar
Caucaia - CE
Data do documento: 2014
Citação: GOMES, M. R. A. (2014)
Resumo: Este trabalho faz uma reflexão acerca de questões relevantes em torno da gestão escolar que continuam ocorrendo ao longo dos tempos e teve como objetivo analisar sobre a qualificação, seleção e satisfação dos gestores escolares das escolas públicas municipais de Caucaia no bairro Tabapuá, tendo como referência alguns documentos oficiais do município, o próprio relato dos profissionais e a posição de estudiosos na área de gestão. O desenvolvimento do trabalho iniciou com um estudo bibliográfico sobre gestão escolar com ênfase na gestão democrática e participativa. A pesquisa de campo foi feita junto a doze componentes do núcleo gestor das escolas, sendo quatro membros de cada função (diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares) com aplicação de questionários que serviram de subsídios para análise. Com esta pesquisa concluí-se que todos os membros do núcleo gestor referido ingressaram no seu cargo por indicação e que a maioria concorda com esse fato, mesmo alguns achando que a forma mais justa seja por concurso ou eleição, além disso, os poucos que ainda não possuem formação na área estão se qualificando e mais da metade está com mais de quatro anos de experiência no cargo, contudo nem sempre sabem lidar com algumas problemáticas. Há, portanto, que superar dificuldades para avanço de toda a escola.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/479
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Regina de Araújo Gomes.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.