Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4812
Título: Estratégia de desenvolvimento da autarquia de seguros automotivos em Moçambique: estudo de caso da Emose
Autor(es): Eduardo, Miguel Fernando
Palavras-chave: Emose
Planejamento estratégico
Setor Público
Estratégias
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: EDUARDO, M. F. (2023)
Resumo: O planejamento é um processo contínuo de alinhamento da estrutura organizacional. Neste sentido o planejamento auxilia na melhoria do desempenho organizacional e ajuda a estabelecer padrões estratégicos para o atingimento dos seus objetivos. O grande problema, para a grande maioria das organizações, de acordo com estudos da Fortune, não está na estratégia, mas na má execução destas. As organizações falham, não porque suas estratégias são ruins, mas simplesmente por que não conseguem implementá-las. Não são poucos os estudos que demonstram estas afirmativas, entretanto voltamos para compreender a importância do planejamento estratégico no modelo de gestão adotado por uma autarquia moçambicana, especialmente a partir dos valores, missão e visão da organização, através de análises do ambiente externo e dos ambientes internos, juntamente com a determinação das questões estratégicas, com o desenvolvimento tecnológico e a velocidade em que o mercado se transforma e como estes fatores provocam as mudanças na gestão da organização. Para tanto, pesquisamos as principais características da organização, os marcos históricos, como o desenvolvimento tecnológico afetou no mercado exigindo o planejamento como um processo continuo para o alcance dos novos objetivos organizacionais. O estudo tem como objetivo avaliar o planejamento estratégico na gestão organizacional. Assim, foram mencionados diferentes conceitos no que fundamenta o planejamento estratégico no contexto corporativo. Dessa forma, foi abordada a importância do planejamento como ferramenta administrativa na empresa, essa sendo favorável para enfrentar as ameaças acerca das oportunidades de mercado. O planejamento pode ser eficiente e fácil de ser elaborado, mas exige competências para que possa ser utilizado como um instrumento de competitividade, que possibilita a efetividade organizacional e evoluir diante das constantes mudanças do mercado, foi feito com base numa revisão bibliográfica também documental e de entrevista.
Descrição: EDUARDO, Miguel Fernando. Estratégia desenvolvimento da Autarquia de Seguros Automotivos em Moçambique: estudo de caso da Emose. 2023. 28f. Monografia (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4812
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIGUEL FERNANDO EDUARDO.pdf2023_mono_meduardo.pdf321,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.