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Título: O uso de aulas práticas de Ciências no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): contributos no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Timóteo, Ferreira Manuel
Palavras-chave: Redenção - CE - Educação
Ciências (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Data do documento: 2016
Citação: TIMÓTEO, F. M. (2016)
Resumo: As Ciências, tradicionalmente, têm sido ensinadas como segmentos sem significados marcado por um ensino teórico, enciclopédico, realizado de forma descritiva, com uso excessivo de terminologia específica sem vinculação ou análise do funcionamento das estruturas estudadas. Considerável trabalho e substancial quantidade de recursos vêm sendo devotados ao seu melhoramento em todo o mundo. Historicamente o uso de experimentação nas aulas de Ciências e Biologia tem sido debatido no Brasil ressaltando a sua importância no cotidiano da escola. Trabalhos práticos são recursos didáticos em que os alunos têm participação na realização das atividades propostas, inter-relacionam o aprendiz e os objetos de seu conhecimento ao cotidiano, além de estimular a interpretação dos fenômenos e ligar aos processos naturais observados. O objetivo deste trabalho foi de demonstrar as principais dificuldades do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II e a importância da aula prática experimental no processo de ensino aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de rede pública E.M.E.I.F. Maria Augusta Russo dos Santos, situada no município de Redenção-CE, com alunos do Ensino fundamental II. Para tanto, a metodologia utilizada foi desenvolvida em duas etapas; a primeira foi uma breve indagação de o que seria ciências para eles e suas vantagens e desvantagens de aprender e gostar de ciências. Foram aplicados questionários relacionados ao ensino de Ciências para saber quais as informações que os discentes tinham para com o ensino de Ciências. No segundo momento, ministrou-se uma aula teórica para introdução de uma aula experimental tendo como assunto carboidratos e lipídios, e aplicou-se antes e depois da aula prática um questionário com perguntas simples e abertas sobre o determinado assunto para os alunos responderem. Diante das análises dos questionários, pude concluir que as aulas experimentais são de extrema importância para desenvolver ainda mais o aprendizado dos alunos. Cabe também destacar que os resultados obtidos nos questionários, tantos antes como depois da aula prática foram satisfatórios. Com a utilização das aulas práticas é fornecido aos discentes uma grande possibilidade de enfrentar resultados imprevistos, oportunizando-os a desafiar suas imaginações e raciocínio, fazendo com que os alunos sejam capazes de se desenvolver no mundo das Ciências e construir seus conhecimentos, que seja teórico ou científico.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/490
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

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