Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4905
Título: Primeiro registro de Pseudogaurax tridens (Diptera: Chloropidae) E Conura dares (Hymenoptera: Chalcididae) associados ao ovissaco de Argiope argentata (Araneae: Araneidae) no nordeste do Brasil
Autor(es): Santiago, Lilian de Andrade
Palavras-chave: Ceará
Inimigos naturais
Predação
Ooteca
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: SANTIAGO, L. A. (2023)
Resumo: As aranhas possuem grande riqueza de espécies, alta diversidade nos hábitos de vida e nas variações de tamanho corporal presentes no grupo, fatores que possibilitaram sua utilização como recurso alimentar por um conjunto bastante heterogêneo de inimigos naturais. Podendo ser atacadas em todos os seus estágios de desenvolvimento, incluindo enquanto ovo, por predadores e parasitóides especializados e com diferentes níveis de especificidade alimentar, tendo bastante destaque nessas interações, as ordens Diptera e Hymenoptera. Aqui fornecemos o primeiro registro das moscas do gênero Pseudogaurax Malloch, 1915 utilizando ovissaco da aranha Argiope argentata Fabricius, 1775 como recurso alimentar para suas larvas, bem como o primeiro registro da vespa Conura dares (Walker, 1842) em um saco de ovos de aranha. Ademais, expandimos o registro de P. tridens para o Nordeste do Brasil. Para tanto, coletamos manualmente um saco de ovos de A. argentata durante uma expedição a campo na Comunidade Quilombola de Nazaré (Itapipoca, Ceará, Brasil), em janeiro de 2022. Ao todo, emergiram onze inimigos naturais do ovissaco, sendo eles, nove espécimes de P. tridens e dois espécimes de C. dares.
Descrição: SANTIAGO, Lílian de Andrade. Primeiro registro de Pseudogaurax tridens (Diptera: Chloropidae) E Conura dares (Hymenoptera: Chalcididae) associados ao ovissaco de Argiope argentata (Araneae: Araneidae) no nordeste do Brasil. 2023. 15f. Artigo - (Licenciatura) Curso de Biologia,Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4905
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lílian de Andrade Santiago.pdf2023_art_lísantiago.pdf6,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.