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Título: Formação continuada de professores/as da área de linguagens no ensino médio, a partir da prática de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem significativa
Autor(es): Araújo, Evilândia Alves
Palavras-chave: Ensino médio
Formação continuada
Aprendizagem ativa
Metodologia
Inovações educacionais
Data do documento: 27-Fev-2024
Citação: Araújo, Evilândia Alves (2024)
Resumo: Este trabalho buscou compreender a formação continuada de professores(as), na área de Linguagens e suas Tecnologias, no Ensino Médio a partir da teoria/prática e utilização de ferramentas pedagógicas através de metodologias ativas e estratégias de técnicas inovadoras no chão da sala de aula. O problema parte da experiência da pesquisadora como coordenadora escolar do ensino médio em um cenário em que o(a) professor(a) necessita usar ferramentas e técnicas diversificadas que incentivem o(a) aluno(a) à motivação da aprendizagem significativa. A pesquisa de abordagem qualitativa sob a perspectiva metodológica da pesquisa formação foi definida por propiciar possibilidades de reflexão da teoria versus práticas, em que o(a) professor(a) da educação básica/ensino médio se sinta parte do contexto em que está inserido(a). Foram realizados questionários com uma amostra de professores(as), além de serem mediadas oficinas que facilitaram o uso de ferramentas na prática em sala de aula. Para análise da pesquisa, foi empregado o referencial da epistemologia da prática, que traz a reflexão da teoria e prática da formação docente, a partir dos estudos de Freire (1967, 2005, 2022); Paim (2016); Saviani (2009); Tardif (2002); Fernandes e Cunha (2013); Franco (2016); Ghedin e Franco (2011); Libâneo (2006); Marin (2018); Martins (2014); Nóvoa (1992, 1995); Paiva, Parente e Brandão (2016); Yin (2001), dentre outros. Os(as) professores(as) expressam a importância da partilha de experiências com os pares, em suas ideias de aplicar técnicas inovadoras através de um processo de reflexão e investigação das práticas desenvolvidas na sala de aula. A aplicação das oficinas tem como foco principal as metodologias ativas com aprendizagem baseada na experiência. Além disso, as oficinas podem ser usadas para desenvolver habilidades específicas, como resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe. A participação ativa dos(as) professores(as) nas oficinas de metodologias ativas resultou na aquisição de novos conhecimentos, os quais foram integrados de forma enriquecedora à prática docente. A oferta de programas formativos deve ser concebida e implementada como uma iniciativa de formação continuada, visando provocar mudanças substanciais e instigar a motivação para a aplicação de métodos de aprendizagem significativos. Por último, os resultados evidenciam que a formação de professores(as) e a incorporação das metodologias ativas são recursos indispensáveis tanto para a teoria quanto para a prática, impactando positivamente o ambiente da sala de aula.
Descrição: Araújo, Evilândia Alves. Formação continuada de professores(as) da área de linguagens no ensino médio, a partir da prática de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem significativa. 2024. 159f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4913
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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