Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/494
Título: Políticas públicas de educação
Título(s) alternativo(s): análise da gestão "Aracoiaba, uma cidade de todos"
Autor(es): Silva, Ana Lia Pinheiro da
Palavras-chave: Educação
Gestão da educação
Aracoiaba - CE
Políticas públicas
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, A. L. P. (2016)
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma análise sucinta sobre as políticas educacionais e seus impactos em âmbito local. O foco foi direcionado para a Gestão da Educação no município de Aracoiaba, situado na Macrorregião do Maciço de Baturité, Estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. O tempo de inserção de análise compreende o período de 2013-2016. O problema investigado concentrou-se em saber até que ponto as ações estratégicas direcionadas à educação local estão impactando positivamente de forma eficiente e eficaz visando uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos. Teve como objetivo geral compreender a dinâmica e eficácia das políticas públicas educacionais no município de Aracoiaba. Metodologicamente, a pesquisa teve como sustentáculo fontes teóricas e empíricas através do emprego da hermenêutica de fontes secundárias e análise de conteúdo de fontes primárias possibilitadas pela pesquisa de campo. A pesquisa seguiu a dinâmica própria das ciências sociais aplicadas a partir da indução constatada em âmbito particular. Quanto ao tipo trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória. Quanto ao método optou-se por um estudo de caso. Quanto à abordagem trata-se de um estudo qualitativo com emprego de técnicas peculiares, tais como: observação, entrevistas e, sobretudo, análise de conteúdo presente em documentos e em narrativas orais. Alguns resultados da pesquisa já podem ser mencionados e identificados como fazendo parte de um novo ciclo transformador e até revolucionário positivamente em relação à Educação. Deste modo, é permitido afirmar que através da Secretaria da Educação, a “Gestão Aracoiaba, uma cidade de todos”, no que diz respeito às políticas públicas de educação, vem sendo desempenhado um trabalho com bastante empenho, técnica e eficácia mediante ações estratégicas capazes de enfrentar problemas e desafios anteriores e atuais a fim de proporcionar uma educação pública de qualidade para todos.
Descrição: SILVA, Ana Lia Pinheiro da. Políticas públicas de educação: análise da gestão Aracoiaba, uma cidade de todos. 2016. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira-ceara, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/494
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Lia Pinheiro da Silva.pdf681,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.