Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4944
Título: Um estudo preliminar de viabilidade técnica para implantação de um parque eólico no municipio de Caucaia/CE
Autor(es): Macedo, Emylia Karoline Araruna
Palavras-chave: Energia eólica
Ceará
Praia do Cumbuco
Estudo de viabilidade
Data do documento: 25-Ago-2021
Citação: MACEDO, E. K. A. (2021)
Resumo: A energia eólica a cada dia ganha mais espaço no mundo e no Brasil não é diferente. A região Nordeste do Brasil é conhecida por seus ventos fortes e constantes, por isso inúmeros parques eólicos já estão instalados nessa região, especialmente na faixa litorânea, e muitos outros parques estão sendo implantados. Motivada pela constante expansão da energia eólica no Ceará, esse trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade prévia da implantação de um parque eólico na praia do Cumbuco. Esta praia é conhecida pelo seu turismo e pela prática de esportes radicais, é uma região economicamente ativa. Para isso são abordadas 3 vertentes: análise do potencial eólico, viabilidade econômica e viabilidade ambiental do local. A análise do potencial é realizada por meio do simulador do Atlas Eólico do Ceará, fornecido pelo Governo do estado. A análise econômica é realizada por meio da avaliação dos custos de implantação, operação e descomissionamento do parque, aliado a um indicador econômico, o payback descontado. Por sua vez, a avaliação ambiental é realizada conforme protocolo definido pelos órgãos responsáveis, que no caso em estudo é a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Em uma primeira análise, os indicadores de velocidade média do vento e o fator de capacidade médio anual justificam uma análise preliminar de viabilidade de implantação de um parque eólico na região considerada. Contudo, se faz necessário avaliar a sazonalidade da velocidade dos ventos, que podem refletir significativamente na geração de energia. Sobre as condições ambientais, o local escolhido é favorável a implantação do parque, pois não é uma Áreas de Proteção Ambiental (APA), tão pouco zona de aves migratórias. Já em relação às questões técnicas, o parque eólico proposto nesse trabalho é composto por, 6 aerogeradores de 2 MW, totalizando 12 MW de carga instalada. O projeto apresentou um payback descontado de 16 anos, que demonstrou que empreendimento é viável, porém pouco atrativo.
Descrição: MACEDO, Emylia Karoline Araruna. Um estudo preliminar de viabilidade técnica para implantação de um parque eólico no municipio de Caucaia/CE. 2021.67f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4944
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMYLIA KAROLINE ARARUNA MACEDO.pdf2021_mono_emmacedo.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.