Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Lourenço Lopes-
dc.date.accessioned2024-07-19T18:09:02Z-
dc.date.available2024-07-19T18:09:02Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.citationGOMES, L. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4961-
dc.descriptionGOMES, Lourenço Lopes. Estudo e Análise dos Kits Didáticos do Laboratório de Energias Renováveis para o ensino de Engenharia de Energias. 2021. 72f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractGrande parte das Universidades Brasileiras, com maior predominância as mais jovens Universidades, não possuem uma estrutura ou equipamentos modernos para as aulas de laboratórios como os que existem na UNILAB, que são tão necessárias para consolidar a teoria, garantindo boa formação, principalmente nos cursos voltados a área de engenharias. Entendendo que os experimentos podem enriquecer o planejamento e as práticas de ensino e cientes da preocupação com a sustentabilidade energética, tendo em vista as energias renováveis, o objetivo deste trabalho foi de desenvolver práticas de energias renováveis, com predominância a energia solar fotovoltaica, eólica e os sistemas híbridos, utilizando kits didáticos do laboratório de energias renováveis. Para tanto, foram estudados todos os equipamentos que constituem os kits didáticos. Em seguida foram feitas revisões bibliográficas, seguido de experimentações e elaboração de seis roteiros que eventualmente poderão servir para as aulas laboratoriais de energias renováveis, culminando com um questionário investigativo online contendo dez questões de múltipla escolha, sobre as concepções iniciais dos alunos antes do laboratório, envolvendo questões do âmbito do ensino, quanto dos fundamentos das energias renováveis. Com os dados do questionário e os roteiros elaborados, foi possível compreender que os kits didáticos são excelentes ferramentas que visam colocar o estudante em contato com os temas e práticas cruciais sobre energias renováveis. Por fim, conclui-se que o conhecimento teórico alinhado com o prático, por meio de atividades experimentais e didáticas, deve ser considerado essencial nos planos curriculares de engenharia de energias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectKits didáticospt_BR
dc.subjectEnergias renováveispt_BR
dc.subjectEnsino experimentalpt_BR
dc.titleEstudo e Análise dos Kits Didáticos do Laboratório de Energias Renováveis para o ensino de Engenharia de Energiaspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOURENÇO LOPES GOMES Mono.pdf2021_mono_lgomes.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.