Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/497
Título: A Lei de Responsabilidade Fiscal e os limites da despesa com pessoal
Título(s) alternativo(s): uma análise do município de Capistrano
Autor(es): Freitas, Carine de Oliveira de
Palavras-chave: Brasil. [Lei de responsabilidade fiscal (2000)]
Estado laico
Capistrano - CE
Data do documento: 2016
Citação: FREITAS, C. O. (2016)
Resumo: A Lei Complementar de nº 101 de 04 de Maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, visa promover melhor planejamento da gestão pública, equilíbrio e transparência no uso dos recursos públicos, atrelando esta responsabilidade aos gestores públicos. Esta preconiza limites para gastos com pessoal, estabelecendo porcentagens para orientar os entes a ajustarem suas despesas. Por meio de um estudo de caso se buscou analisar, como o Poder Executivo do Município de Capistrano lidou com esses limites. Denotou-se que a legislação é objetiva, entretanto, a realidade dentro do âmbito municipal é outra. As conclusões a partir disto foram que, na gestão analisada, a lei não foi efetiva, já que os limites de despesa com pessoal, foram ultrapassados em quase todos os períodos de apuração. E o Poder Executivo municipal mesmo orientado pelo TCM-CE, não procurou reorganizar suas despesas com pessoal. Podendo sofrer sanções institucionais e sanções pessoais para o gestor público. Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal. Despesa com pessoal. Serviços Públicos. Custos dos Serviços Públicos.
Descrição: FREITAS, Carine de Oliveira de. A lei de responsabilidade fiscal e os limites de despesa com pessoal: uma análise do município de Capistrano. 2016. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/497
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carine de oliveira de Freitas.pdf612,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.