Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4997
Título: Usina hidrelétrica UHE no Brasil: geração de energia e impactos ambientais
Autor(es): Lima, Dimas Teixeira
Palavras-chave: Usinas Hidrelétricas
Impactos Ambientais
Licenciamento Ambiental
Data do documento: 28-Jan-2022
Citação: LIMA, D. T. (2022)
Resumo: A matriz energética de um país reflete os desafios ambientais e econômicos que foram e que serão travados ao longo do tempo. A matriz energética mundial apresenta uma característica de uso de fontes não renováveis, em que apresentou uma taxa de 86% baseada em combustíveis poluentes no ano de 2018. Em oposição a esta tendência mundial, no mesmo ano, o Brasil apresentou um percentual de não renováveis de 55%. Quando se trata de geração de eletricidade a discrepância é ainda mais acentuada. Em 2018 enquanto 75% da energia elétrica gerada no mundo foi proveniente de fontes não renováveis, no Brasil, esse percentual foi de apenas 17%. Desta forma, o Brasil segue se destacando quanto a geração de energia elétrica renovável, principalmente oriunda de fonte hídrica, que compõem a base da geração de energia elétrica brasileira. As construções hidrelétricas são classificadas de acordo com sua capacidade de geração e tamanho do reservatório, quando este for necessário, em: usinas hidrelétricas (UHE), pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e centrais de geração hidrelétrica (CGH). O grande entrave destes empreendimentos refere-se à morosidade no processo de licenciamento ambiental, principalmente, quando se utiliza uma grande área de inundação, e as incertezas relativas as exigências socioambientais que reduzem sua competitividade. Com relação a capacidade de geração desta fonte no Brasil, observou-se um aumento de 60,3% entre 2012 e 2016. Já nos quatro anos seguintes, houve uma redução para 59%, em consequência da crise hídrica de 2020 e de investimentos em outras fontes alternativas de energia elétrica. Apesar dos desafios deste tipo de fonte de geração, deve-se frisar que as usinas hidrelétricas têm uma grande contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país. Assim, o futuro da matriz elétrica brasileira parece ser em direção a diversificação de investimentos, seja em alternativas renováveis não convencionais para geração elétrica, como, em reativação e construção de pequenos empreendimentos hidrelétricos distribuídos.
Descrição: LIMA, Dimas Teixeira. Usina hidrelétrica UHE no Brasil: geração de energia e impactos ambientais. 2022. 71f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/4997
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIMAS TEIXEIRA LIMA Mono.pdf2022_mono_dlima.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.