Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5013
Título: Aplicação de redes elétricas inteligentes na melhoria de qualidade de energia
Autor(es): Sá, Reginaldo Marciano
Palavras-chave: Smart Grids
Qualidade de energia
Distúrbios Elétricos
Machine Learning
Data do documento: 26-Jul-2022
Citação: SÁ, R. M. (2022)
Resumo: A demanda por eletricidade no mundo está aumentando e aumentando rapidamente. Isto ocorre devido ao crescimento populacional e à dependência de tecnologias que requerem energia elétrica. E essa dependência cria uma demanda cada vez maior de energia disponível. Como parte do desenvolvimento de ciência e tecnologia, as principais organizações dos países fizeram esforços significativos para criar produtos e serviços relacionados à rede inteligente. Em termos de política de gestão de produtos e serviços, as autoridades reguladoras do país têm procurado acompanhar a evolução tecnológica e as necessidades da indústria, dentro de suas especificidades institucionais e de mercado. A detecção e classificação de distúrbios de qualidade de energia é muito importante para a proteção do sistema de energia e manutenção da fonte de alimentação. O objetivo do presente trabalho é melhorar a qualidade de energia com as redes elétricas inteligentes. Visto que o processo de detecção e classificação contribuirá de forma significativa na elevação destes indicadores, o que culminará na melhoria de qualidade de energia elétrica fornecida pela concessionária. Para a confecção deste trabalho utilizou como metodologia a revisão narrativa de literatura, onde fez-se levantamento de dados a partir de meios digitais e também na biblioteca da própria universidade. Em seguida realizou-se uma compilação dos dados levantados com o intuito de compreender e expandir o conhecimento sobre o tema em estudo. A energia elétrica tornou-se indispensável para a sociedade e importante no processo de industrialização, e com o avanço da tecnologia e as necessidades da sociedade, os requisitos de sua qualidade são cada vez maiores, portanto, é necessário desenvolver ferramentas capazes de detectar e classificar os distúrbios elétricos. Existem diversas técnicas de detecção e classificação dos distúrbios, apenas é preciso saber qual delas se adéqua melhor ao tipo de dado que se pretende estudar, uma vez que é impossível saber qual técnica é melhor em relação às outras. Com isso conclui-se que estas técnicas podem ser utilizadas para elevar os indicadores de qualidade de energia a partir do aprendizado de máquinas que daria o sistema elétrico uma autonomia através da autorrecuperação de restabelecer o sistema de fornecimento de energia, processo esse que melhoraria a qualidade de energia fornecida para os consumidores.
Descrição: SÁ, Reginaldo Marciano. Aplicação de redes elétricas inteligentes na melhoria de qualidade de energia. 2022. 75f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5013
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGINALDO MARCIANO SÁ.pdf2022_mono_resá.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.