Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Letícia Barros de-
dc.date.accessioned2024-07-24T17:13:16Z-
dc.date.available2024-07-24T17:13:16Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationLIMA, L. B. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5037-
dc.descriptionLIMA, Leticia Barros de. Engenharia na infância: a abordagem de conceitos sustentáveis e energias renováveis em aulas de ciências em turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. 2023. 47f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractFontes de energias renováveis são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Em função das preocupações com o meio ambiente, a temática tem sido objeto de estudo de diversas pesquisas que enfatizam a importância da Educação Ambiental para a preparação social e mudanças globais. Nesse sentido, ressalta-se a importância de abordar desde os primeiros anos da vida escolar do aluno temáticas que são fundamentais, buscando proporcionar as crianças conhecimentos diversos, colaborando, assim, em sua formação crítica em relação às questões ambientais através do ensino de Ciências. Este trabalho apresenta uma descrição de experiência sobre o desenvolvimento de práticas de iniciação à docência, voltadas a participação da engenharia junto a educação básica na abordagem da temática de sustentabilidade, recursos renováveis e não renováveis e energias renováveis para o público infantil. Deste modo, descreve ações de metodologias adotadas para a complementação de aulas que articula Ciência, Engenharia, Tecnologia e Artes com o objetivo de apresentar temáticas voltadas a sustentabilidade de forma lúdica. As atividades foram realizadas nas aulas de Ciências em uma turma em transição de 4° para 5oano, em virtude do fim do período letivo, de uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Barreira - Ceará. A presente pesquisa é baseada em uma análise qualitativa com resultados baseados na demonstração de compreensão conceitual dos educandos durante a realização de brincadeiras e atividades, sendo essas, roleta de recursos naturais, atividades de contação de histórias, roleta de recursos naturais, simulações de enchentes, desenhos, jogo da memória das fontes de energia renováveis e quiz. As crianças demonstraram engajamento ao participarem das atividades, percebeu-se na aplicação das ferramentas didáticas uma compreensão abrangente sobre o conteúdo e uma clara relação entre a teoria e a prática, em assertiva de 83,33% dos questionamentos propostos através do quiz. Trabalhar novas perspectivas didáticas em Ciências aliados a engenharia contribuem de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem e diversificação de saberes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPúblico infantilpt_BR
dc.titleEngenharia na infância: a abordagem de conceitos sustentáveis e energias renováveis em aulas de ciências em turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia Barros TCC - Engenharia na Infância (Versão Final).pdf2023_mono_llima.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.