Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5045
Título: Hidrogênio verde fotossintético, avanços e desafios: uma análise bibliométrica avançada
Autor(es): Borges, Pedro Tavares
Palavras-chave: Hidrogênio verde
Produção fotossintética
Análise blibliométrica
Tendências
Data do documento: 1-Fev-2023
Citação: BORGES, P. T. (2023)
Resumo: Dadas as constantes alterações climáticas resultantes de processos poluentes na produção de alimentos, água e outros utensílios, é cada vez mais necessário optar por fontes de produção de energia menos poluentes. O presente trabalho faz um levantamento bibliométrico avançado das técnicas e tópicos emergentes na produção do hidrogénio verde, com ênfase no fotossintético. Os dados foram obtidos através da lista de bases de dados da capes periódicos na Web of Science, na qual foi obtido um total de 1507 trabalhos, que tratam o tema produção de hidrogénio verde fotossintético. Incluindo artigos, artigos de revisão e capítulos de livros publicados entre janeiro de 2010 a setembro de 2022. A análise dos países mostra que o país com a maior quantidade de publicações é a China, com respectivamente 24,50% das publicações, seguido dos EUA e da Alemanha. A organização que possui maior cocitação é a Chinese academy Science que possui 60 trabalhos em coautoria, seguido da univ. Chinese acad. Sci e da Kyoto univ. Em termos das revistas a International journal of hydrogen energy, possui o maior número de publicações com respectivamente 19,49% das publicações. O trabalho de maior impacto, ou seja, o mais citado é “Uma visão comparativa dos processos de produção de hidrogênio”, com 919 citações. Em termos conclusivos as matérias primas apontadas como emergentes na produção de hidrogénio verde fotossintético são as cianobactérias e microalgas. Os trabalhos apontam também para o tendencia do uso de cianobactérias e microalgas para a produção de outros biocombustíveis (bioetanol, biobutanol e o biodiesel). A técnica de produção de hidrogénio verde de maior tendencia é a eletrolise da água, muito pela sua eficiência maior em relação aos outros métodos, como mostram as análises.
Descrição: BORGES, Pedro Tavares. Hidrogênio verde fotossintético, avanços e desafios: uma análise bibliométrica avançada. 2023. 62f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5045
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO TAVARES BORGES.pdf2023-mono_pborges.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.