Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5048
Título: Potencial da produção de biocombustível a partir de gaseificação hidrotérmica: uma análise bibliométrica avançada
Autor(es): Nogueira, Rubens Costa
Palavras-chave: Turbina a Gás
CiteSpace
Web of Science
Biocombustível
Data do documento: 1-Fev-2023
Citação: NOGUEIRA, R. C. (2023)
Resumo: A gaseificação para produção de biocombustíveis visa produzir um gás sintético para uso em turbinas e, com o objetivo de melhorar o rendimento final, muitos pesquisadores têm investido no uso de fluidos supercríticos incorporados ao processo para criar uma metodologia conhecida como gaseificação hidrotérmica (GHT). Assim, o presente estudo busca avaliar, por meio de análise bibliométrica na base de dados na plataforma de pesquisa Web of Science (WoS) o que se tem produzido sobre os biocombustíveis por GHT. O programa CiteSpace (versão 6.1.R4 Basic) foi usado para produzir gráficos bibliométricos e a metodologia PRISMA foi usada para determinar os critérios de inclusão e exclusão. Durante o estudo, foram encontrados 311 artigos por meio dos clusters “hydrothermal”, “gaseification” e “biofuel”. Observa-se uma tendência de crescimento das publicações a partir de 2012, provavelmente em influência da RIO+20, que previa um conjunto de ações afim de mitigar os danos causados pelo aquecimento global. Os 12 países mais produtivos abrigam 61,60% do total de publicações dos 66 países localizados e. A China com 61 publicações, concentra pouco mais de 11,7% do total, seguida diretamente pelos Estados Unidos com uma publicação a menos e 11,5% dos trabalhos publicados. A análise mostra que há 568 instituições afiliando 1352 autores de 66 países na produção dos 331 trabalhos publicados. Embora haja um grande número de instituições interessadas na área, 394 instituições (cerca de 64,4% do total de instituições) possuem apenas uma publicação na área, o que caracteriza uma alta dispersão institucional, de forma que apenas 45 instituições têm mais que 4 trabalhos publicados, destacando em especial a Universidade de Saskatchewan, do Canadá, sendo a instituição com maior número de artigos publicados na temática (N = 17). Destacam-se os a pesquisa de técnicas associadas, como e a pirólise, bem como o investimento na pesquisa de fluidos supercríticos e carbonização hidrotérmica, principalmente na China, EUA e Canadá. Por fim, conclui-se que ainda há muito a ser estudado sobre o GHT, mas que, atualmente, esse tipo de processo se mostra bastante promissor para o uso de pequenos produtores.
Descrição: NOGUEIRA, Rubens Costa. Potencial da produção de biocombustível a partir de gaseificação hidrotérmica: uma análise bibliométrica avançada. 2023. 60f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5048
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUBENS COSTA NOGUEIRA.pdf2023_mono_rnogueira.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.